Casos de intoxicação de animais por chocolate são mais comuns na Páscoa

Casos de intoxicação de animais por chocolate são mais comuns na Páscoa

Muitos tutores não resistem ao olhar “pidão” de seus animais e acabam compartilhando um pedacinho de sua comida. Porém muitas substâncias presentes nos alimentos humanos podem ser prejudiciais aos pets, como por exemplo o chocolate. A intoxicação por chocolate é muito comum na época de páscoa. E por falta de informação, alguns donos querendo fazer um agrado, podem acabar intoxicando seu animal, ou o pet pode ingerir o alimento tóxico, sem o tutor oferecer ou perceber.  

O chocolate é altamente palatável e muito atraente aos cães e à alguns gatos. O responsável pela intoxicação é o teor de teobromina e a cafeína, cuja quantidade varia de acordo com o chocolate. Quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate, maior será o risco de intoxicação. Ainda que seja menos potente que a cafeína, a teobromina tem um efeito prolongado e atua diretamente sobre o sistema nervoso, impactando também as funções cardíacas, respiratórias e musculares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sinais clínicos, observados de 6 a 12 horas após a ingestão, são: vômito, diarreia, desidratação, polidipsia, poliúria, polaciúria, naúseas, hemorragias internas e arritmias cardíacas. Pode ocorrer incontinência urinária, e em casos mais graves, coma e morte. O alto teor de gordura de chocolate pode provocar pancreatite.

As quantidades tóxicas não são, necessariamente, ingeridas de uma vez, elas podem acontecer quando o cão ou gato ingere doses repetidas em dias suscetíveis. Deixe o chocolate fora de alcance dos animais de estimação.

Se o animal ingeriu o chocolate há menos de 2 horas o médico veterinário pode optar por fazer uma lavagem gástrica, mas no geral, o tratamento é suporte.

Atualmente, existe no mercado formulações de chocolate exclusiva para os pets, e não possuem teobromina na sua composição, assim seus pets também podem apreciar da comilança durante à páscoa com toda a família. Mas se atente à condição corpórea de seu animal, e não dê petiscos todos os dias, cuidado com a obesidade animal!

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
www.pn7.com.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.