11 de dezembro de 2024
Caiado pede apoio para lockdown de 14 dias em Goiás 'Cada prefeito vai responder pelo caos'

Ronaldo Caiado, governador de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pedido foi feito após a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgar novo estudo que estima um colapso hospitalar em julho e 18 mil mortes por Covid-19 até setembro...

O governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu apoio a prefeitos para o lockdown alternativo de 14 dias, em Goiás. O pedido foi feito após a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgar um novo estudo que estima um colapso hospitalar em julho, com a necessidade de 2 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 18 mil mortes por Covid-19 até setembro.

“Se tivesse autonomia do Supremo, decretaria fechamento do comércio no esquema 14 por 14, em Goiás”, disse o governador.

No dia 15 de abril, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os municípios têm poder para determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da pandemia. O governador ponderou, nesta manhã, que os prefeitos precisam rever as flexibilizações e ofereceu apoio da polícia, caso eles queiram adotar o fechamento já a partir de terça-feira (30).

“Isso é imoral, desumano, eu não posso aceitar que haja omissão de autoridades. A responsabilidade é de todos nós. Cada prefeito e cada prefeita vai responder pelo caos nos seus municípios. Reflitam bem, analisam bem. Fornecerei as minhas polícias a todos os prefeitos que quiserem que haja cumprimento 14 por 14”, disse o governador.

O governador disse ainda que aguarda posicionamento das autoridades municipais, seja publicamente ou por e-mail, para oferecer o suporte necessário para o fechamento do comércio.

Casos de coronavírus

Conforme último boletim epidemiológico, divulgado no domingo (28), o estado tinha mais de 22 mil casos confirmados de coronavírus, sendo 435 mortes. Na live desta manhã, o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, lamentou mais nove mortes na noite de domingo para esta segunda-feira só no Hospital de Campanha de Goiânia.

Entenda o que é lockdown

Embora não tenha uma definição única, o lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Por Guilherme Rodrigues, TV Anhanguera
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

1 thought on “Caiado pede apoio para lockdown de 14 dias em Goiás: ‘Cada prefeito vai responder pelo caos’

  1. Pelo amor de Deus, não optem pela miséria em nosso município. As pessoas precisam de DINHEIRO pra sobreviver, infelizmente ou não. Auxílio emergencial NÃO VAI SUPRIR PARA SEMPRE. E a cada adiamento da normalidade, maior será o caos futuro. Se vocês se preocupam com a SAÚDE mesmo, sejam coerentes, porque sem dinheiro para sobreviver NÃO HÁ SAÚDE. Pessoas depressivas em casa também NÃO É SAÚDE. É saúde que querem? Pois é, isso não é saúde.

    Os hospitais estão vazios, não caiam nesses estudos provavelmente financiados, e de caráter meramente político. Ainda mais vindo da UFG, berço da esquerda e do pensamento comunista. São extremamente parciais. Sem falar que várias mortes estão sendo dadas como decorrentes do covid, sendo que não são. Recursos federais estão sendo desviados, a corrupção e a MENTIRA, sobretudo pela mídia, está correndo solta.

    OMS já reconheceu vários erros, máscaras e isolamento radical não funcionam. Isso é fato!!! Querem o que mais? Está na cara que tudo isso é puramente político, porque os discursos não são coerentes. E a “ciência” se contradiz, há controvérsias a todo vapor. Por que só um lado da “ciência” estaria correto? Prestem atenção no outro lado.

    Não caiam nessa. Empresários, não aceitem isso. O povo está com vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?