Cidades Jataí Política Top Destaque

Caiado pede apoio para lockdown de 14 dias em Goiás: ‘Cada prefeito vai responder pelo caos’

Ronaldo Caiado, governador de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Pedido foi feito após a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgar novo estudo que estima um colapso hospitalar em julho e 18 mil mortes por Covid-19 até setembro...

O governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu apoio a prefeitos para o lockdown alternativo de 14 dias, em Goiás. O pedido foi feito após a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgar um novo estudo que estima um colapso hospitalar em julho, com a necessidade de 2 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 18 mil mortes por Covid-19 até setembro.

“Se tivesse autonomia do Supremo, decretaria fechamento do comércio no esquema 14 por 14, em Goiás”, disse o governador.

No dia 15 de abril, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os municípios têm poder para determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da pandemia. O governador ponderou, nesta manhã, que os prefeitos precisam rever as flexibilizações e ofereceu apoio da polícia, caso eles queiram adotar o fechamento já a partir de terça-feira (30).

“Isso é imoral, desumano, eu não posso aceitar que haja omissão de autoridades. A responsabilidade é de todos nós. Cada prefeito e cada prefeita vai responder pelo caos nos seus municípios. Reflitam bem, analisam bem. Fornecerei as minhas polícias a todos os prefeitos que quiserem que haja cumprimento 14 por 14”, disse o governador.

O governador disse ainda que aguarda posicionamento das autoridades municipais, seja publicamente ou por e-mail, para oferecer o suporte necessário para o fechamento do comércio.

Casos de coronavírus

Conforme último boletim epidemiológico, divulgado no domingo (28), o estado tinha mais de 22 mil casos confirmados de coronavírus, sendo 435 mortes. Na live desta manhã, o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, lamentou mais nove mortes na noite de domingo para esta segunda-feira só no Hospital de Campanha de Goiânia.

Entenda o que é lockdown

Embora não tenha uma definição única, o lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Por Guilherme Rodrigues, TV Anhanguera
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

1 comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Pelo amor de Deus, não optem pela miséria em nosso município. As pessoas precisam de DINHEIRO pra sobreviver, infelizmente ou não. Auxílio emergencial NÃO VAI SUPRIR PARA SEMPRE. E a cada adiamento da normalidade, maior será o caos futuro. Se vocês se preocupam com a SAÚDE mesmo, sejam coerentes, porque sem dinheiro para sobreviver NÃO HÁ SAÚDE. Pessoas depressivas em casa também NÃO É SAÚDE. É saúde que querem? Pois é, isso não é saúde.

    Os hospitais estão vazios, não caiam nesses estudos provavelmente financiados, e de caráter meramente político. Ainda mais vindo da UFG, berço da esquerda e do pensamento comunista. São extremamente parciais. Sem falar que várias mortes estão sendo dadas como decorrentes do covid, sendo que não são. Recursos federais estão sendo desviados, a corrupção e a MENTIRA, sobretudo pela mídia, está correndo solta.

    OMS já reconheceu vários erros, máscaras e isolamento radical não funcionam. Isso é fato!!! Querem o que mais? Está na cara que tudo isso é puramente político, porque os discursos não são coerentes. E a “ciência” se contradiz, há controvérsias a todo vapor. Por que só um lado da “ciência” estaria correto? Prestem atenção no outro lado.

    Não caiam nessa. Empresários, não aceitem isso. O povo está com vocês.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?