Notícias

Alunos criam clube de história em Colégio Militar de Jataí

CPMG - Nestório Ribeiro - Jataí/GO
Foto: Vânia Santana
Uma maneira diferente de disseminar conhecimento e desenvolver um pensamento crítico está sendo praticada por um grupo de alunos na cidade de Jataí

Alunos do Colégio Militar de Jataí criaram o projeto “Clube de História”, que está em funcionamento desde agosto do ano de 2018. O clube é uma parceria do CPMG Nestório Ribeiro e o curso de História da UFJ. A ideia do projeto surgiu com a verificação das notas baixas dos estudantes nas matérias história e geografia, e o  intuito do programa é ensinar as disciplinas de uma maneira descontraída e criativa, para que os alunos despertem mais interesse em adquirir conhecimento.

Os responsáveis pelo projeto são os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a coordenadora do Pibid, professora Elenicy Pazzinato. Os alunos do CPMG  que participam do clube têm de 10 a 17 anos, entre o 6° ano do fundamental 2 até o 3° ano do ensino médio, divididos em 5 grupos, que se reúnem uma vez por semana.  Os encontros acontecem em turnos que não chocam com as aulas tradicionais, complementando mais ainda o ensino na sala de aula.

O projeto vai além da sala de aula e teorias,  os alunos realizam viagens e vão a campo fazer pesquisas. Outro ponto positivo do programa é a interação e confraternização entre os alunos, uma grande oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas e versões. O interesse em participar do programa é totalmente dos próprios  alunos, pois a escola não obriga nenhum estudante a participar do clube.

Os alunos afirmam que essa maneira que o clube adotou de sair do estudo tradicional da leitura somente nos livros, proporcionando conhecimento em forma de viagens e visitas técnicas, mostrando a história em campo, traz uma outra perspectiva de tudo aquilo ensinado em sala de aula, com detalhes e riqueza de informação.  

O clube vem trazendo resultados positivos: “Em 2017 o colégio teve somente 3 alunos reprovados. Já no ano de 2018,  de 1200 alunos, não tivemos nenhuma reprovação. Havia um índice preocupante de reprovação, principalmente na disciplina de história. Esta disciplina chega a ser até mais crítica que matemática e física”, destacou  a Major Selma Rodrigues, diretora do colégio CPMG Nestório Ribeiro.

Paula Caroline França
Foto Capa: Vânia Santana – Arquivo Pn7
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...