Alerta urgente para quem costuma fazer PIX com valores muito baixos
Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um modo de transferência monetária e de pagamento eletrônico instantâneos em real brasileiro mais utilizado atualmente.
Esse sistema digital de pagamento passou a permitir transações como transferências e pagamentos, em até dez segundos de compensação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, além de pagar e receber rapidamente, o utilitário financeiro acabou ganhando um desvio de finalidade, pelos usuários brasileiros, e fez com que o Banco Central tomasse novas medidas.
Alerta urgente para quem costuma fazer PIX com valores muito baixos

O recente aumento no número de transações via Pix de valor mínimo de R$ 0,01 tem chamado a atenção de autoridades financeiras e especialistas da área.
De acordo com dados do Banco Central, as pessoas também passaram a usar o Pix como um novo meio de comunicação para conversar e falar memes através de pagamentos mínimos de um centavo.
O sistema acabou registrando cerca de mais de 35,3 milhões de transações do tipo, em 2023, e o aumento causou impactos na eficiência da velocidade do funcionamento da plataforma.
Em entrevista, o especialista em tecnologia bancária e consultor da DataRain, Luís Fernando Maluf, conta que o usuário que for detectado deteriorando a velocidade de processamento por práticas não adequadas pode ser selecionado para uma velocidade de processamento mais baixa.
“As instituições têm ferramentas que permitem o monitoramento em tempo real. No caso de mau uso da plataforma para fazer transações de centavos ou memes, os provedores de serviços financeiros contam com recursos e analítica de dados para mapear tais transações e ajustar a velocidade de processamento ao perfil do usuário.”, reforça Luís.
O Banco Central informou que, por estas razões, algumas medidas cautelares podem ser tomadas e a redução da velocidade de transação para alguns usuários pode ser implantada sem aviso prévio.
Por Magno Oliver
Foto: Foto: Marcello Casal Jr
Jornalismo Portal Panorama
Share this content: