Saúde e Bem Estar Top Destaque

Alerta: Goiás registra novos casos de sarampo

A única forma de prevenção ainda é a vacinação. Portanto, confira se sua carteirinha de vacinação está atualizada

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou ontem, dia 19, quatro novos casos de sarampo no Estado. Um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. Quarenta e quatro casos seguem em investigação.

Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, é preciso esclarecer que o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A única forma de prevenção ainda é a vacinação, portanto, confira se sua carteirinha de vacinação está atualizada.

As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação. No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação em postos de saúde em todo o Brasil, inclusive nas UBS jataienses.

Além dos grupos prioritários, como crianças e idosos, adultos também devem tomar a vacina. Apenas quem já recebeu as duas doses não precisa vacinar novamente. Vale lembrar que a vacina é contraindicada no caso de gestantes.

Em 2019, as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Arquivo Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...