8 cuidados para evitar manchas nas axilas

Saúde e Bem Estar

As axilas ficam a maior parte do tempo escondidas pela roupa e ninguém observa se a depilação está em dias, se a pele está ressecada ou escurecida, dentre outros detalhes.

TEste 2020 aac

Por ser uma região do corpo que é chamada de área de dobra, a axila retém suor e micro-organismos, que além de deixa-la sensível, faz da mesma um ambiente ótimo para a proliferação de fungos e bactérias.

Pequenos traumas decorrentes da depilação e até mesmo do atrito da pele, são os principais responsáveis pela pigmentação da área e formação de manchas com o passar do tempo.

Existem alguns métodos com a função de evitar tais manchas e prevenir as axilas dos vilões da cor escurecida das dobrinhas, confira:

1 – Boa Higiene em primeiro lugar

A boa higiene das axilas é fundamental para que a mesma continue com sua cor original. Recomendam-se sabonetes à base de triclosano, que remove o excesso de bactérias. Tais microrganismos deixam a pele mais sensível e propensa ao aparecimento de manchas. Quando o suor é excessivo o ideal é lavar o local até três vezes ao dia com o produto.

2 – Pré-requisitos do desodorante

A escolha de um desodorante sem álcool na fórmula é fundamental, pois o mesmo irrita e traumatiza a pele predispondo o aparecimento de manchas. Evitar desodorantes em spray de alumínio também é importante, já que o alumínio é uma substância que vem sendo associada a problemas de saúde, mesmo que sem comprovação científica.

3 – Conheça todos os tipos de desodorante e escolha o melhor

Aerossol: é considerado o mais irritante para peles sensíveis, já que o mesmo contem micropartículas de talco e seu jato pode ocasionar obstrução das glândulas, causando inflamação.

Cremoso: é indicado para peles muito sensíveis e para quem faz depilação com lâmina. As formulações costumam ser hipoalérgicas e hidratantes. A desvantagem do desodorante cremoso é que se a mão estiver contaminada, pode levar microrganismos ao pote e consequentemente às axilas.

Roll-on: se a axila não estiver bem limpa, a contaminação inativa o produto causando danos secundários à pele. Entre as vantagens, este tipo de desodorante forma uma película na axila e tem duração prolongada.

Spray: este é o tipo quem contem álcool em altas concentrações, portanto, não é indicado para peles sensíveis.

4 – Hidratação

A hidratação é fundamental para todo o corpo e ainda mais necessária às axilas, que tendem ao ressecamento mais facilmente. Recomenda-se que a pele da região seja hidratada duas vezes ao dia, depois da higienização, com um creme corporal. Outro método é usar desodorantes que já contem hidratantes em sua fórmula, como os cremosos, por exemplo.

5 – Esfoliação

As axilas merecem cuidados, tanto quanto o restante do corpo, por isso quando for esfoliar o corpo é fundamental a esfoliação das dobrinhas. Esfoliações podem ser realizadas no máximo duas vezes por semana, com produtos esfoliantes corporais de maneira bem suave, já que a pele da região é mais sensível. A esfoliação renova a camada celular do local e previne a formação de pelos encravados e manchas.

6 – A roupa pode agredir a região

O atrito constante do tecido artificial de uma roupa justa também pode traumatizar as axilas, porém para que isto aconteça, esta roupa deve ser de uso rotineiro, usa-la uma única vez não causa problema. É indicado o uso de roupas leves, menos coladas, cujas costuras não fiquem em constante fricção com as axilas.

7 – Depilação

Independentemente do tipo de depilação feita, a pele geralmente fica irritada coma retirada dos pelos. A lâmina e as loções depilatórias são os métodos que mais comprometem a pele das axilas. Para quem tem axilas escuras o método recomendado é a depilação a laser, já que a mesma reduz uma grande quantidade de pelo em cerca de cinco sessões, reduzindo a necessidade do uso de outros métodos depilatórios.

8 – Evite o excesso de peso

O sobrepeso é um dos principais causadores do escurecimento das axilas. O excesso de peso favorece o atrito e traumatismo constante não apenas das axilas, mas em todas as regiões de dobras, o que faz com que a pele fique mais escura com o passar do tempo. O excesso e a retenção de suor complicam ainda mais a situação. Para quem está acima do peso, recomenda-se investir dos cuidados enumerados anteriormente e voltar ao peso ideal.

Inf. Minha Vida – Nayara Borges – Site PaNoRaMa

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.