Automóvel Top Geral

Volkswagen Jetta x Ford Fusion, alta velocidade e bom desempenho

Foto: Pixabay
Se você não têm condições de comprar um carro mega caro, saiba que existem muitos modelos bons e que não custam tanto assim. Os dois carros citados são belos exemplos...

Escolher o melhor carro é sempre uma tarefa difícil, sendo que muitas variáveis precisam ser estudadas para dar tudo certo. É preciso saber, por exemplo, quais são as suas expectativas para com o carro, para que você o usará, se ele será de uso pessoal seu ou incluirá toda a sua família, enfim, para cada situação um carro se mostrará mais adequado. Para quem está de olho em um Jetta à venda em Curitiba, por exemplo, o seu objetivo pode ser a velocidade e o alto desempenho, assim como em outros casos, como para quem está atrás de um Fusion à venda em Curitiba também.

O mercado automobilístico não está aquecido como estava há anos atrás, quando as opções de financiamento eram vastas, a economia como um todo estava passando por um bom momento, e tudo isso faz com que modelos de carro baratos como o Volkswagen Jetta e o Ford Fusion, sejam boas opções para as pessoas no momento. Afinal, se você não têm condições de comprar um carro mega caro, saiba que existem muitos modelos bons e que não custam tanto assim. Os dois carros citados são belos exemplos.

Segmento dos Sedãs

O segmento dos sedãs é um dos mais movimentados no mercado dos carros no Brasil, tendo as suas vendas atingindo sempre grandes patamares. São destaques no mercado de sedãs médios e médios-grandes, principalmente os que oferecem grande variedade de equipamentos, além de muito conforto e sofisticação. É sempre bom lembrar o quanto é importante se sentir bem na hora de dirigir o seu carro.

O Ford Fusion é um carro que traz para os clientes da marca bancos de couro bem confortáveis, airbags laterais e dianteiros, ar-condicionado digital, sistema de som de última geração, além de outros apetrechos que deixam o carro ainda mais moderno. No carro há regulagem elétrica de distância e altura para o banco do motorista e controle remoto do som, ar-condicionado e temperatura do volante. As portas possuem travamento automático ideal para a sua segurança, o que é essencial sabendo o quão grande estão os níveis de violência no nosso país. Por mais um valor que varia dependendo das suas exigências, é possível colocar um teto solar no carro. O Fusion é um carro construído para resistir e servir com qualidade.

O Volkswagen Jetta possui airbags dianteiros e laterais tipo cortina, assim como os apresentados no Fusion, possui vidros elétricos com travamento a um toque em todas as suas portas, diferentemente do modelo da Ford que só possui em duas delas, e por último, um ar-condicionado com duas zonas de resfriamento, garantindo assim um desempenho mais efetivo e bem-vindo num dia quente. As portas também têm travamento automático, o que melhora a segurança. Falando nesse quesito tão importante, o Jetta traz controles de estabilidade e de tração, que faz com que o carro seja mais fácil de ser guiado por conta da sua aerodinâmica. Esses dois últimos também não estão presentes no Ford Fusion.

Medidas

O Volkswagen Jetta possui 4,55m de comprimento, bem como 1,78m de largura. A distância entre eixos apresentada por esse carro é de 2,58m, o que é o suficiente para acomodar 3 adultos robustos na parte de trás, com conforto razoável, feito conseguido através de uma boa disposição interna, que otimiza bem todo o espaço do carro. O seu porta-malas possui capacidade para 527 litros de bagagem, com uma tampa com um dispositivo feito para não invadir o compartimento e preservar o espaço da mala. Pode não ser um porta-malas muito grande, mas costuma ser suficiente na maioria das vezes.

Sendo bem mais imponente e com rodas mais belas, o Ford Fusion possui 4,83m de comprimento, com 1,83m de largura, resultando num sedã bastante vigoroso. Há 2,73 metros de distância entre os eixos, sendo um número quinze centímetros maior do que o apresentado pelo Jetta. O espaço para passageiros é maior do que o Volkswagen possui, o que traz uma maior comodidade e conforto para quem anda num Ford Fusion, inegavelmente. O porta-malas apresenta 530 litros de capacidade, comportando uma boa quantidade de bagagem. Além de tudo, é mais fácil colocar as malas no compartimento do Fusion, por conta da largura e do encaixe da abertura.

Motores

O motor do Fusion vai de 0 a 100 km/h em dez segundos, com a sua velocidade máxima sendo limitada de maneira eletrônica até 180 km/h. Ele tem construção moderna e sofisticada, com bloco e cabeçote em alumínio, além de válvulas sob duplo comando, tendo também coletor de admissão variável. O carro possui 2,3 litros de cilindrada, gerando potência de 162 cv a 6.500 rpm, sendo que seu torque chega a 20,7 kgfm a 4.500 rpm. O motor do Ford Fusion gasta um litro a cada sete quilômetros na cidade, e um litro a cada 11 quilômetros na estrada, demonstrados sempre pelo computador de bordo.

O motor do Jetta tem cinco cilindros de 2,5 cilindrada, tendo 4 válvulas para cada um dos 5, também é equipado com um sistema de válvulas de admissão, assim como o Ford. A potência máxima alcançada pelo carro é de 150 cv a 5.000 rpm, apresentando 12 cv a menos que o seu concorrente direto. A potência do Jetta poderia ser maior, mas a marca da Alemanha decidiu focar mais no torque. Seus números são 23,2 kgfm a 3750 rpm, 2,5 kgfm a mais do que o sedã da Ford. Com a questão do torque, mais o fato do carro da Volkswagen ter 6 marchas, o desempenho do Jetta se mostra superior ao do Fusion.

Mesmo com um desempenho mais efetivo e poderoso nas ruas, o Jetta apresenta os mesmos equipamentos que o Fusion, custando mais caro, no entanto. Portanto, o Fusion pode ser uma opção para os que não querem gastar tanto, além de ele ter um visual bem mais imponente que o Jetta, também. Mas, para aqueles que não abrem mão da velocidade e do desempenho, o Jetta é a melhor opção.

Para você que curtiu o nosso artigo falando das diferenças e similaridades do Jetta e do Fusion, te convidamos para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Israel Montenegro
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?