Cada tipo de TPM é conhecida por letras, que significam algum sintoma presente nesta fase do ciclo menstrual das mulheres. Dessa forma, a TPM tipo A provoca agressividade, tipo C, compulsão por doces, tipo D, depressão, tipo E, enjoo e cólica e tipo H, inchaço.

É fato que a TPM, tensão pré-menstrual, faz parte da vida de muitas mulheres e causa diversos transtornos, não somente para quem sofre com o problema como também para quem está próximo dela. O que muita gente não sabe é que existem cinco tipos de TPM que provocam reações diversas e que podem estar associadas.

Cada tipo de TPM é conhecida por letras, que significam algum sintoma presente nesta fase do ciclo menstrual das mulheres. Dessa forma, a TPM tipo A provoca agressividade, tipo C, compulsão por doces, tipo D, depressão, tipo E, enjoo e cólica e tipo H, inchaço.

Por conta disso, é recorrente ouvir mulheres falando que durante a TPM engordam, sendo que na verdade o que acontece é um inchaço provocado por hormônios, o que por consequência aumenta o peso. Com isso, as mamas ficam mais sensíveis, as dores de cabeça ficam mais frequentes e há também dores nas pernas. Porém, como é um sintoma relacionado ao ciclo menstrual, após a menstruação, o problema do inchaço acaba.

Apesar disso, para aliviar o sintoma do inchaço (TPM tipo H), é recomendável que durante os 15 dias que antecedem a menstruação, a mulher evite o excesso de sal, embutidos e molhos prontos. Isso porque o sódio presente nestes alimentos faz que com o inchaço se torne mais evidente. O ideal é comer abacaxi, melão, talos de salsão, couve, brócolis e couve-flor e beber muito líquido, no mínimo 2 litros por dia.

Para quem tem muito enjoo e cólicas durante a TPM (tipo E), deve-se evitar comer alimentos gordurosos, como por exemplo, frituras. Além disso, este tipo de TPM relaciona-se com a maior incidência de acnes e por isso mesmo, quanto maior a ingestão de gordura, mais problemas na pele irão aparecer por causa da acne. É importante reduzir o consumo também de alergênicos, como o amendoim. Consuma hortaliças vermelhas, alaranjadas e amarelas, como cenoura, pimentão, batata doce e abóbora.

Existem mulheres que sentem uma compulsão em comer doces um pouco antes da menstruação. É o tipo de TPM conhecida como C, que pode estar relacionada com algum neurotransmissor, como a serotonina. Sabe-se que esta compulsão também é provocada pelo aumento em até 10% da demanda energética que a mulher necessita durante este período do ciclo menstrual. Para quem sofre este tipo de TPM deve preferir alimentos integrais como cevada, aveia, centeio e arroz integral aos doces mais calóricos.

A TPM do tipo A, caracterizada por agressividade e ansiedade pode ser amenizada com a diminuição do consumo de cafeína e alimentos que são mais estimulantes para o sistema nervoso central. Por isso, evite o café, chocolates mais açucarados, chá verde e chá mate, por exemplo. Dê preferência por leguminosas, como lentilhas, grão de bico, soja e ervilhas verdes.

Já aquelas mulheres que se sentem deprimidas durante a TPM (tipo D), o aconselhável é evitar alimentos que possuam gordura de laticínios como o leite integral. Como o cálcio é extremamente importante para a saúde da mulher, deve-se adequar a alimentação para que seu consumo não seja prejudicado. Consuma de preferência, hortaliças verdes como couve, mostarda, brócolis e leite desnatado.

Apesar de existirem remédios que aliviam os problemas da TPM, além do uso do anticoncepcional indicado pelo médico, atitudes simples como a prática de exercícios, alimentos adequados, meditação e atividades que proporcionam prazer à pessoa auxiliam de forma consistente à diminuição dos diversos sintomas provocados pela TPM.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE