É o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros cães ou espécies. As causas são multifatoriais e, portanto, o tratamento nem sempre é muito fácil.
Para evitarmos esse problema devemos descobrir a causa e tratá-la se possível. Consulte o veterinário para a avaliação da saúde do animal. (FOTO: Vânia Santana)
Para evitarmos esse problema devemos descobrir a causa e tratá-la se possível. Consulte o veterinário para a avaliação da saúde do animal. (FOTO: Vânia Santana)

É o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros cães ou espécies. As causas são multifatoriais e, portanto, o tratamento nem sempre é muito fácil. Podem ser comportamentais, relacionadas à dieta, hereditárias ou devido a patologias. A frequência de relatos desse comportamento em Shitzus é relativamente comum, eu mesma tive uma Shitzu com esse “probleminha” que provavelmente era comportamental, uma forma de chamar atenção ou talvez por ansiedade.

Para evitarmos esse problema devemos descobrir a causa e tratá-la se possível. Consulte o veterinário para a avaliação da saúde do animal. Sabemos, por exemplo, que dietas pobres em proteínas ou muito rica em carboidratos e fibras podem ser a causa. Nesse caso, o veterinário pode indicar uma dieta correta a ser utilizada.

A síndrome da má absorção pancreatite crônica também pode causar coprofagia. De qualquer forma, ingerir fezes de outros animais pode causar verminoses e também várias doenças, por ser uma fonte de infecção. O check-up veterinário torna-se necessário mesmo que a causa seja comportamental. Dentro deste parâmetro, o estresse e a ansiedade estão no topo da lista. Já percebemos que nossos cãezinhos têm necessidade enorme de interagir conosco, precisam gastar energia e receber carinho. Por conta disso, as maneiras que eles usam para chamar a nossa atenção são várias e muitas vezes nada agradáveis aos donos.

É importante sempre que for limpar as fezes do seu animal, não o deixar ver, para que ele não queira imitar o comportamento. E também mantenha o local sempre limpo, separando as áreas de se alimentar, dormir e defecar. Evita dar doces, biscoitos e frutas para não tornar as fezes mais atraentes, por causa de seu cheiro e sabor.

Atualmente, existem medicamentos para tratar a coprofagia em cães, que tornam as fezes menos palatáveis. Mas já ouvi relatos que muitas vezes não funcionam com alguns animais. Uma solução prática é colocar vinagre sobre as fezes, o que pode resolver o problema.

Portanto, várias são as hipóteses sugeridas sobre a causa da coprofagia, no entanto, não há respostas definitivas. Com a ajuda de um veterinário e paciência pode-se evitar ou tratar esse hábito.

Colunista: Jackelyne Dutra
Revisão: Rosana de Carvalho
Fotos: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE