Você sabe identificar quais pintas podem ser sinal de câncer de pele?

Você sabe identificar quais pintas podem ser sinal de câncer de pele?

O câncer de pele, assim como a maioria dos problemas relacionados a esta doença, tem chance maior de cura quando o diagnóstico é feito cedo. Por isso, realizar o autoexame de pintas e manchas é muito importante, identificando os primeiros sinais dos diferentes tipos de câncer de pele, inclusive o mais grave, chamado de melanoma.

Segundo o National Cancer Institute, as pintas normais no corpo geralmente são claras e uniformes, com bordas definidas e formato regular. Por outro lado, as pintas podem ser classificadas por letras de acordo com vários parâmetros, os quais irão definir se elas são normais ou não. Veja abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A – Assimetria: divida mentalmente a pinta na metade. Se os dois lados forem muito diferentes, é o primeiro sinal de perigo.

B – Borda: se a pinta não tiver uma borda arredondada e delimitada é um sinal de preocupação.

C – Cor: pintas que possuem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos.

D – Diâmetro: as pintas maiores estão associadas ao melanoma, porém, preste atenção também nas pequenas, pois o câncer pode ser pequeno, principalmente no início.

E – Evolução: caso a pinta tenha evoluído, ou seja, se mudou de formato, cor ou tamanho é a hora de procurar um especialista para verificar e descartar qualquer problema.

Vale ressaltar que estas dicas não substituem os check-ups no dermatologista, pois somente o especialista poderá fazer o diagnóstico correto. Além disso, o uso de filtro solar é fundamental.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.