Você requenta a comida? Saiba quais os alimentos que devem ser evitados neste processo

Para evitar o desperdício e economizar tempo muitas pessoas têm o costume de requentar a comida. Porém, o que parece um simples ato pode mascarar diversos problemas à saúde, como a intoxicação alimentar, que tem como sintomas comuns vômito, diarreia e cólicas abdominais.
Em relação ao armazenamento dos alimentos na geladeira, sempre surge a dúvida sobre guardá-los ainda quentes ou não. O fato é que esperar a comida esfriar ou chegar à temperatura ambiente antes de armazenar somente aumenta as chances de proliferação de bactérias, já que muitas delas se reproduzem nessas faixas de temperatura. Assim, o máximo de tempo que um alimento pode permanecer fora da geladeira são 2 horas. Além disso, o ideal é dividir a comida em pequenos potes fechados para que o resfriamento ocorra o mais rápido possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro questionamento diz respeito à quantidade de vezes que um alimento pode ser requentado. O ideal seria apenas uma vez, porém, isso não é uma regra, já que pode ser seguro requentar várias vezes desde que algumas medidas sejam tomadas, como por exemplo, o resfriamento correto do alimento. Além disso, caso for requentar no micro-ondas, na metade do tempo, retire a comida e dê uma boa mexida, evitando áreas com temperaturas diferentes, que podem proliferar bactérias.
Dessa maneira, segundo a agência britânica de segurança alimentar (Food Standars Agency), as comidas que são frequentemente requentadas e possuem potencial de risco à saúde são:
– carne cozida ou aquelas que contenham carne, como ensopados e lasanhas;
– molhos à base de leite ou cremes;
– pratos com peixes e frutos do mar;
– arroz e massas;
– alimentos com ovo, feijão, castanhas e outros ricos em proteínas, como quiches, produtos com soja e hambúrguer de lentilha;
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Share this content: