Você está dirigindo com a postura correta?

Automóvel

Para dirigir e transitar com segurança é necessário ter atenção a tudo o que acontece nas vias, além de sempre manter uma boa postura ao volante.

CAT - Automóvel

A posição correta e ideal das costas, pernas e braços garante menor tempo de reação em situações arriscadas e oferece ao condutor total controle sobre o veículo, além de manter a saúde e bem-estar do motorista.

É importante saber que manter a postura correta ao dirigir evita dores, estresse e até lesões. A posição ideal permite que o condutor realize todos os comandos com agilidade e garante maior segurança nos movimentos.

Confira a seguir algumas dicas e informações sobre a postura adequada e correta para dirigir:

  • – O primeiro passo é ajustar o assento. Motoristas iniciantes tendem a coloca-lo muito próximo ao volante, no entanto isso cria uma falsa sensação de segurança.
  • – Uma dica para encontrar a distância ideal é pressionar o acelerador ou embreagem até o fundo, de forma que o joelho fique levemente flexionado. Ao descansar, é necessário que o pé fique totalmente apoiado no assoalho.
  • – É recomendado que a coluna fique totalmente em contato com o encosto formando um ângulo entre 100 e 120 graus.
  • – Caso o encosto fique deitado demais, o motorista pode perder tempo de reação. Já muito reto, pode causar tensão muscular e desconforto.
  • – Ao segurar o volante, é necessário que os cotovelos fiquem levemente dobrados formando 120 graus.
  • – Para confirmar se a posição está correta, coloque as mãos juntas no alto do volante e confira se os ombros permanecem colados ao banco.
  • – Segure o volante com as mãos correspondentes aos ponteiros de um relógio marcando 10h10min. A posição oferecerá maior controle e liberdade de movimentos.
  • – O retrovisor interno deve oferecer a visualização de todo o vidro traseiro do veículo. Cada motorista deve regula-lo de acordo com sua altura antes de dar a partida.
  • – Os espelhos laterais devem se manter na linha do horizonte, fornecendo a imagem apenas de uma pequena parte da carroceria a fim de diminuir os pontos cegos.
  • – É recomendado ajustar o centro do encosto à linha dos olhos. Não sendo necessário dirigir com a cabeça encostada, mas manter essa altura regulada é importante para se proteger em caso de colisão.
  • – A faixa inferior do cinto de segurança deve passar abaixo do abdômen e a transversal deve ficar sobre o peito em direção ao ombro. A mesma nunca deve tocar o pescoço, já que pode causar lesões.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.