VÍDEO| Caiado troca de partido, visando as eleições de 2026
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), dando início a uma nova etapa de sua trajetória política. A decisão ocorre em meio às articulações nacionais para as eleições de 2026.
O ato de filiação contou com a presença dos governadores Ratinho Junior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Ambos já integram o PSD e possuem avaliações positivas em seus estados.
Despedida do União Brasil
Durante o anúncio, Caiado destacou sua gratidão ao União Brasil, legenda na qual construiu sua carreira política. Segundo ele, a decisão não representa rompimento ideológico, mas sim a necessidade de avançar em um novo projeto.
“Sou grato ao União Brasil, onde construí uma trajetória de coerência e defesa do país. No entanto, chegou a hora de dar um passo adiante”, afirmou.
Além disso, o governador ressaltou que a mudança ocorre com total desprendimento pessoal, focada na construção de um projeto de transformação para o Brasil.
Foco no debate nacional
Caiado lembrou que iniciou sua trajetória política em um único partido, mas avaliou que o atual cenário exige maior participação no debate nacional. Por isso, segundo ele, a filiação ao PSD amplia as possibilidades de diálogo e articulação para 2026.
“Busco, neste momento, uma oportunidade para contribuir com a discussão nacional de uma eleição em 2026”, declarou.
Nesse sentido, o governador afirmou que a decisão foi tomada de forma consciente e alinhada ao momento político do país.
Projeto coletivo para 2026
Ao lado de Ratinho Junior e Eduardo Leite, Caiado destacou que o movimento não se baseia em interesses individuais. Pelo contrário, segundo ele, trata-se da construção de um projeto coletivo.
“Não há interesse pessoal. Aquele que for escolhido levará a bandeira de um projeto de esperança”, afirmou.
Ainda de acordo com Caiado, os três governadores disputarão espaço dentro do partido. Contudo, o nome escolhido para a corrida presidencial contará com o apoio dos demais.
Valores defendidos pelo governador
Por fim, Caiado ressaltou os princípios que, segundo ele, devem nortear o próximo governo federal. Entre eles, citou caráter, determinação, honra, coragem moral e independência intelectual.
Dessa forma, a filiação de Ronaldo Caiado ao PSD reforça o protagonismo da sigla no cenário político nacional e sinaliza o início de articulações mais intensas para o próximo ciclo eleitoral.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

