Vida Fitness: o que fazer quando se quer começar, mas não consegue?

Saúde e Bem Estar

Praticamente todo mundo já se deparou alguma vez na vida com a situação de querer iniciar uma vida saudável, se alimentar corretamente, fazer exercícios físicos, atingir o tão sonhado corpo, mas não consegue, pois sempre começa e desiste logo nos primeiros meses.

TEste 2020 aac

Porém, é preciso ter em mente desde o inicio, que antes de “pegar o embalo” em uma vida saudável, é realmente difícil, requer bastante força de vontade, dedicação e o principal: sacrifícios.

Muitas pessoas começam na academia, fazem um plano anual e daqui a pouco percebem que já fazem dois meses que não comparecem aos treinos e se perguntam: “como outras pessoas conseguem seguir a linha tão facilmente?”. A verdade é que a resposta é tão fácil quanto se dedicar para que tudo realmente funcione, basta traçar algumas metas para a vida, ter um ponto de referência e algo que sirva de motivação para seguir em frente.

Confira a seguir, alguns pontos necessários para seguir antes de começar com tudo em uma vida saudável:

1 – Trace uma meta

Antes de tudo é necessário pensar no que realmente quer e no objetivo a ser alcançado, por exemplo: Quer emagrecer? Quantos quilos? Quer criar massa? Quer definir? Quer perder barriga?.
Anote tal meta em um caderno e lembre-se dela todos os dias.

2 – Procure uma inspiração

É muito bom ter uma pessoa como inspiração. É recomendado encontrar alguém com quem se identifique, ache o corpo bonito e se inspire em tal pessoa. Ver uma foto desta pessoa, faz com que qualquer um se inspire e tenha ainda mais vontade de levantar do sofá e ir correndo para academia. Porém, é importante ter em mente que cada um tem um tipo físico e nunca ninguém ficará exatamente igual a outra pessoa. Antes de mais nada, é necessário aprender a aceitar e a valorizar seus próprios traços.

3 – Programe sua rotina de exercícios

A correria do dia a dia é uma das maiores desculpas, mas a verdade é que sempre sobra um tempo, não importa a hora. Quando se tem força de vontade, vale a pena acordar algumas horas mais cedo para malhar, ou quando não for possível, encarar os exercícios às 22h mesmo, só é necessário não perder o foco. Por isso é importante programar uma rotina, anotar em um caderno os horários livres durante a semana e conciliar com os exercícios.

4 – Seja realista

Mais importante do que traçar metas, é ser realista. Por exemplo, se o objetivo é perder 20 quilos, não adianta querer se livrar de tudo em um mês, tal modo pode acabar o desanimando fácil. É importante seguir com calma, a caminhada para um corpo perfeito e saudável é longa.

5 – Compare, tire fotos, anote tudo

Fazer comparações é muito importante para dar forças e continuar. Tire fotos uma vez por semana e organize em uma pasta no computador ou celular. Os resultados de cada semana são impressionantes e dão muito animo para seguir em frente. Crie um diário e anote tudo: peso, medidas, fraquezas, superações, é importante conversar com esse diário.

6 – Não faça dietas absurdas, vá com calma – Reeducação Alimentar

É impossível conseguir um corpo perfeito apenas com exercícios. A alimentação é grande aliada. Porém, não existe milagre, pois ninguém consegue mudar os hábitos alimentares de um dia para o outro, por isso é importante ir com calma. A reeducação alimentar é muito importante, então vale começar mudando as coisas que compra, trocando o branco por integral, comendo mais saladas, vegetais e frutas. É recomendado não cortar tudo de uma hora para a outra, não fazer uma mudança radical, pois isso causará abstinência e não será possível continuar em frente. Dietas absurdas não fazem milagres, o milagre consiste na reeducação alimentar. No começo é mais difícil, mas depois o corpo se acostuma e tudo segue normalmente. É válido consultar um nutricionista, já que ajuda muito nesse processo.

7 – Fuja das tentações, mas não se limite de tudo

É muito importante se livrar de todas as bobagens que tem em casa e não comprar mais, assim não poderá cair no pecado de comer um bom chocolate assistindo TV, por exemplo. Ao visitar o mercado, compre apenas coisas saudáveis, pois caso não as tenha em casa, não correrá o risco de comer nada. Por outro lado, aquelas mulheres que sentem uma vontade louca de um chocolate durante a TPM, é só ir ao mercado e comprar, mas sem exagero. Com um pedaço pequeno já é possível ir se acostumando a saciar a vontade com menos, sem precisar comer uma barra inteira.

É de imensa importância estabelecer este controle, não é recomendado cortar totalmente as coisas que se gosta de comer, até por que sem elas acaba ficando mais difícil seguir em frente. É fato que não se deve fazer isso com frequência, mas de vez em quando e em pequenas quantidades não existe problema. É preciso treinar esse controle.

8 – O famoso dia do lixo

Muita gente acredita que não adianta se cuidar a semana inteira e comer besteiras no fim de semana. Como dito anteriormente, se limitar de tudo não é a melhor opção e nem o caminho mais fácil para conseguir seguir com hábitos saudáveis por muito tempo. É importante tirar um dia para curtir com a família e os amigos, sair, se divertir, comer o que tiver vontade, mas se controlando. Não é necessário pedir o cardápio inteiro ou comer toda a comida que a mãe preparou para o jantar. É recomendado comer o que tiver vontade, mas parar assim que se sentir saciado sem esperar estar explodindo para parar.

9 – Depois de tudo isso fica mais fácil

Após passar por todos os processos citados anteriormente, tudo se torna mais fácil. É criado o hábito em comer coisas saudáveis e não sentir tanta vontade em comer besteiras todos os dias. A preguiça em se exercitar diariamente acaba e a pessoa começa a sentir prazer em fazer isso. Depois de tudo isso o corpo se sente melhor e é possível notar que toda a mudança e esforço valeu a pena.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.