Cães & Cia Panorama Responde Top Destaque

Vida animal: Confira 5 perguntas e respostas sobre castração

A equipe Panorama separou as dúvidas mais comuns dos tutores de pets, desde as vantagens, idade ideal até os cuidados na hora de mandar seu pet para o bisturi...

Todo tutor de pet já se deparou com inúmeras dúvidas sobre o processo de castração. Assim, o Portal Panorama separou algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto, confira a seguir:

1. Quais as vantagens da castração?

Primeiramente, evita que nasçam vítimas do abandono humano, até porque, a maioria das pessoas não têm condições financeiras para arcar com os custos de uma ninhada após a outra.

Além disso, as superpopulações de cães e gatos abandonados contribuem para o alastramento de doenças, como raiva e leishmaniose.

Mas não acaba por aí, quando se trata de bem estar animal, a castração reduz de forma expressiva a ocorrência de câncer. Eles também ficam mais tranquilos, brigam menos e não têm os descontrolados impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva.

O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio.

2. Decidi pela castração, como devo proceder?

O primeiro passo é procurar uma clínica veterinária de confiança. Em Jataí, o Portal Panorama recomenda a clínica Animalia, que possui profissionais competentes e que cuidam do seu pet com um toque de amor.

Depois, são feitos exames para averiguar se o animal está apto a ser castrado. Se for confirmado, ele deve ficar em jejum antes do procedimento.

O animal será sedado e o procedimento realizado. O médico veterinário responsável fará as recomendações necessárias para o tempo de recuperação em casa.

3. Afinal, quanto custa o procedimento?

O preço da cirurgia pode variar de acordo com vários fatores, como a espécie, o tamanho e a técnica adotada pela clínica. O procedimento pode custar de 200 até 1000 reais.

4. Existe idade ideal para castrar?

Quanto mais cedo, melhor. A castração em animais jovens é bem mais tranquila e rápida do que nos adultos. Em felinos, já pode ser realizada depois dos seis meses. E em cães, pode ser realizada até um ano de vida.

Vale lembrar que, quanto mais cios o animal passar antes de ser castrado, maior a chance de desenvolvimento de tumores e outras doenças.

5. A castração pode deixar sequelas?

O principal efeito colateral dessa intervenção cirúrgica é que os animais tendem a se tornar mais comilões e aumentar o peso. Mas tal problema pode ser contornado com rações próprias para animais castrados e ficando de olho na rotina do animal.

Ademais, a castração é considerada uma intervenção segura e benéfica a longo prazo. E aí, você já levantou do sofá para ligar na Animalia e agendar logo a castração do seu animalzinho?

Animalia Pet Shop
Rua 12, n°72
Setor das Mansões, Jataí-GO
WhatsApp: https://whats.link/animallia

Larissa Pedriel
Foto Capa: Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...