Saúde e Bem Estar Top Geral

Crianças com febre: Quando recorrer a remédios antitérmicos?

Foto: Internet
Quando os pequenos têm febre, os adultos se desesperam, mas nem sempre o uso de medicamentos é necessário!

Recentemente, a maior revista de pediatria do mundo, a americana Pediatrics, lançou um artigo alertando sobre o uso de antitérmicos em crianças com febre, assinado por especialistas da Academia Americana de Pediatria.

O artigo assinalou que muitos pais têm um medo irracional da febre em crianças e apelam diretamente para a automedicação com antitérmicos, o que pode gerar consequências negativas.

Segundo a publicação, os antitérmicos apenas diminuem a febre, não atuando sobre a causa da mesma. O foco deve ser no diagnóstico do que a causou, por um pediatra.

Além disso, em certos casos o aumento da temperatura corporal ajuda o corpo a combater a doença, já que a produção de anticorpos protetores aumenta, recrutam-se algumas células de defesa de maneira mais rápida e inibe-se a multiplicação de diversos micro-organismos.

Então, se é assim, quando os antitérmicos devem de fato ser usados? O ideal é utilizar quando a criança está sofrendo de desconfortos como tremores, mal estar e aceleração dos batimentos cardíacos. Ou seja, se a criança estiver só um pouquinho mais quente que o normal, não é necessário.

Porém, em todos os casos, quem deve decidir pelo uso do medicamento são os médicos pediatras, e não os pais, especialmente em casos de recém nascidos.

Algumas receitas caseiras citadas pelo artigo podem comprovadamente ajudar os pequenos também, como o uso de lenços úmidos, banhos mornos, roupas leves e beber bastante água.

Quando o termômetro sobe

Acima de 37,8 ºC – Febre

E em crianças pequenas o termômetro pode marcar temperaturas bem mais altas do que esse calor. É uma reação natural de um organismo que está aprendendo a se defender. Ou seja, o calorão muitas vezes não reflete nada grave. Por isso, não se preocupe tanto.

Entre 37,2 e 37,8 ºC – Estado Febril

Nem sempre uma temperatura pouco acima de 37ºC indica que a febre está a caminho. Mas quando o estado febril se manifesta, a recomendação é deixar um termômetro por perto para verificar se o corpo do pequeno não irá esquentar demais.

Até 37,2 ºC – Normal

As pessoas têm organismos diferentes e a temperatura pode variar de indivíduo para indivíduo. Mas até cerca de 37,2ºC tudo está absolutamente normal.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...