A parlamentar Maria Aparecida (PODE) propôs a instalação de cestos para a coleta de resíduos sólidos nos bueiros. A medida tem como proposta evitar que o lixo sólido como garrafas, plásticos, latas, sacolas e outros chegassem às galerias pluviais.
“A gradativa implantação dos cestos conteria resíduos sólidos, como folhas, garrafas pet, latas e outros objetos, evitando o entupimento das galerias e reduzindo o risco de enchentes, além de facilitar a limpeza dos bueiros”, declarou a vereadora.
Os cestos coletores funcionam como um filtro, barrando a passagem do lixo e facilitando o trabalho de remoção e limpeza dos resíduos acumulados. A adoção do sistema também previne a ocorrência de enchentes, uma vez que facilita o fluxo da água.
Ideias semelhantes já foram implantadas anteriormente de forma bem sucedida. Em Blumenau (SC), um empresário já cansado de ver lixo no bueiro em frente à sua loja decidiu colocar por conta própria um sistema de filtragem do lixo levado pela água das chuvas para os bueiros. Em Dourados (MS), o projeto foi proposto por um vereador Marçal Filho.
Na Austrália, a ideia foi além: uma rede de pesca filtra os resíduos diretamente nos tubos de drenagem. Com cinco meses de implantação da rede, as redes foram limpas três vezes e o total de lixo recolhido foi de 370 quilos de lixo contendo embalagens de comida, garrafas PET, folhas de árvores entre outros resíduos. A prefeitura de Kwinana, considerou o projeto como bem sucedido e decidiu implementar o sistema em outros pontos da cidade.
A medida proposta pela vereadora será essencial na melhoria do sistema de escoamento de água das chuvas durante o período chuvoso em Jataí. O sistema preveniria a ocorrência de enchentes, além de evitar a contaminação pluvial.
Thaysa Alves
Foto Capa: Vânia Santana – CMJ / Foto: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br