O iogurte é uma ótima opção para quem busca se alimentar bem e emagrecer. Versátil, ele pode entrar no seu cardápio no café da manhã, no lanche da tarde ou pós-treino, na ceia e até ser usado como ingrediente para tornar algumas receitas mais saudáveis e menos calóricas —o estrogonofe, por exemplo, substituindo o creme de leite.
Abaixo, explicamos motivos que tornam o iogurte um aliado na perda de peso:
1. PROTEÍNAS
O nutricionista Victor Machado, explicou que o nutriente tem papel importante na alimentação de quem busca reduzir a gordura corporal. As proteínas têm digestão lenta e dão saciedade (o que faz com que você demore mais para sentir fome). Além disso, ajudam a evitar picos de insulina, hormônio que incentiva o estoque de gordura corporal.
2. CÁLCIO
Uma revisão de estudos publicada, mostra que pessoas que consomem iogurte regularmente têm menor IMC (índice de massa corporal) e acúmulo de gordura abdominal, em comparação a quem não come o laticínio. Segundo a pesquisa, uma das razões para isso é a presença de proteínas e cálcio no alimento.
Famoso por manter a boa saúde dos ossos, o cálcio tem efeito positivo na perda de peso por reduzir a absorção de gordura no intestino e também porque o baixo consumo do mineral favorece o aumento do nível de vitamina D e de paratormônio (PTH) no sangue. Conforme explicou a colunista Paola Machado, essas substâncias desempenham função importante no controle das células do tecido adiposo (gordura).
3. BACTÉRIAS BOAS
O iogurte é probiótico, ou seja, tem bactérias boas que contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a manter a microbiota (população de micro-organismos) intestinal saudável —algo importante para o controle do peso, pois essas bactérias exercem papel no metabolismo, na digestão, na absorção de energia e de nutrientes e até no humor (o que ajuda a evitar a fome emocional).
Como escolher um bom iogurte? Opte sempre pelo produto integral, que não contêm açúcar, mel, nem adoçantes. Os produtos mais saudáveis são os que na lista de ingrediente têm apenas leite e fermento lácteo.
Fonte: VivaBem
Foto: iStock
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br