Vara Cível da Infância e Juventude de Jataí publica portaria que disciplina a participação de crianças e adolescentes em festas

Vara Cível da Infância e Juventude de Jataí publica portaria que disciplina a participação de crianças e adolescentes em festas
Foto: Reprodução

A portaria nº 1, de 16 de maio de 2022, de responsabilidade do Juiz Titular da 1ª Vara Cível, Infância e Juventude da Comarca de Jataí, Sérgio Brito Teixeira e Silva, tem por objetivo disciplinar a entrada e permanência de crianças e adolescentes nas festividades realizadas na cidade de Jataí e destaca a proibição da venda e entrega de bebida alcoólica para menores de idade, mesmo com autorização dos responsáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detran GO

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

O juiz, amparado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e considerando as necessidades de crianças e adolescentes no que concerne aos direitos à liberdade que compreende o de ir, vir e estar nos espaços públicos e comunitários, divertir-se e participar da vida familiar sem discriminação, decidiu normatizar a participação de crianças e adolescentes no município, apontando as responsabilidades do Estado e da família em relação à essa população.

A portaria autoriza a entrada e permanência de menores em salões de eventos e locais congêneres, onde bebidas alcoólicas são vendidas normalmente e nas “festas por conta” e assemelhadas, conhecidas como open bar – onde bebidas alcoólicas são distribuídas gratuitamente; vendidas por preço abaixo do valor de mercado ou inclusas no valor do ingresso, desde que acompanhadas por responsáveis maiores e capazes. A permissão para o acesso de menores a esse tipo de evento não altera a proibição de venda e entrega de bebidas alcoólicas prevista no ECA. 

Os acompanhantes de menores devem ser pais, avós, tios, irmãos, primos, guardiões ou tutores. Menores e responsáveis devem portar documentos que comprovem o parentesco ou vínculo jurídico. A documentação deverá ser verificada pelos organizadores dos eventos e os responsáveis devem acompanhar os menores durante todo o período da atividade – não podem apenas deixar o menor em companhia de outros ou sozinho após verificação na portaria do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o documento, o cumprimento das normas deverá ser fiscalizado pelo Conselho Tutelar, Agentes de Proteção e Policiais Civis e Militares do Estado de Goiás. As normas devem ainda ser fixadas em espaços de realização de eventos para conhecimento de todos.

Confira a portaria na íntegra aqui.

[pdf-embedder url=”https://pn7.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Festas-1.pdf”]

Por Estael Lima
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.