Usuários denunciam bloqueios repentinos no WhatsApp após enviar primeira mensagem
Usuários do WhatsApp têm recorrido às redes sociais para reclamar de bloqueios repentinos de suas contas por suposta suspeita de spam. Segundo os relatos, o aplicativo tem realizado o bloqueio imediatamente após o envio de uma mensagem, inclusive em situações em que o contato é feito com um número novo, não salvo na agenda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As queixas começaram na última sexta-feira (7) e continuam sendo registradas desde então. Em muitos casos, o bloqueio ocorre logo após o envio da primeira mensagem em uma nova conversa.
“Eu mandei mensagem para alguns contatos normalmente, mas, quando fui enviar para um número novo, que não estava salvo na agenda do celular, assim que escrevi um ‘oi’, minha conta foi desconectada”, contou um usuário.
Outro internauta relatou no X (antigo Twitter): “O WhatsApp simplesmente me baniu por spam porque fui enviar meu documento para a clínica. Que loucura.” Situação semelhante foi compartilhada por outras pessoas, que afirmaram ter sido impedidas de acessar o aplicativo mesmo após enviar apenas uma única mensagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao perceber o bloqueio, o WhatsApp exibe uma tela informando que a conta foi suspensa por suspeita de spam e oferece a opção “Solicitar uma análise”. Por meio dela, o usuário pode enviar uma justificativa e aguardar o retorno da plataforma.
O usuário Ariel contou que perdeu o acesso ao aplicativo por volta das 15h desta segunda-feira (10). Segundo ele, após solicitar a análise, recebeu um aviso de que o bloqueio seria mantido. “Por volta das 21h do mesmo dia, do nada, recebi um retorno do suporte do WhatsApp dizendo que a conta tinha sido restaurada, e tive que configurar tudo de novo”, afirmou.
Nas redes sociais, é possível encontrar relatos semelhantes em português, inglês e espanhol, indicando que o problema afeta contas do aplicativo em vários países, e não apenas no Brasil. Até o momento, o WhatsApp não se pronunciou oficialmente sobre o motivo dos bloqueios ou sobre possíveis falhas em seu sistema de detecção de spam.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:


