Uso de avermectina de longa duração é liberado pelo governo
Foi assinada na última semana pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, uma instrução normativa que revoga a anterior, que proibia o uso da avermectina de longa duração desde maio do ano passado. Será publicada no Diário Oficial da União nesta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal decisão foi tomada após estudos científicos afirmarem que a avermectina não oferece risco a humanos, desde que utilizada seguindo o plano de mitigação de risco, elaborado pelo governo e representantes do setor. Dessa forma, uma das recomendações é de que a carne deve ser comercializada somente 42 dias após a aplicação da substância.
De acordo com a Justiça, que já havia suspendido a proibição, em resposta a uma ação do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), o governo não priorizou um debate prévio com entidades relacionadas ao assunto e também não apresentou um estudo que comprove riscos concretos à saúde humana e animal, com o uso da avermectina.
Rosana de Carvalho
Foto: Rc7 – PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Share this content:


