Universitária jataiense participa de projeto de satélite
O satélite de pequeno porte FloripaSat-1 foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é constitui-se a primeira missão de satélite universitário do Brasil onde o software e o hardware, incluindo o projeto das placas, foi desenvolvido inteiramente por estudantes da universidade. O projeto foi desenvolvido no laboratório SpaceLab e contou com a participação de diversos profissionais e estudantes entre os anos de 2012 e 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os participantes do projeto está a universitária jataiense Tatianne Ramos Dal Ross, que cursa Engenharia Eletrônica na UFSC. Tatianne explicou que atua na equipe da ground station, espaço que recebe e envia dados para o satélite. Segundo a acadêmica: “ Basicamente é por meio da ground station que recebemos os dados de nível de bateria, temperatura, podemos mandar comandos pra ligar e desligar o satélite é por meio dela que estabelecemos comunicação com o satélite para saber se tudo está funcionado como o esperado após o lançamento.”
Os objetivos do projeto passam pela introdução do conceito de “new space”, que viabiliza o desenvolvimento mais eficiente e com custo reduzido ao se comparar com os processos utilizados em satélites tradicionais, a validação em órbita de uma plataforma multi-missão que poderá ser reaproveitada em satélites desenvolvidos por outros grupos da academia e da indústria e o fornecimento do serviço de estação retransmissora de rádio-amador, para atender eventos de emergências em áreas sem cobertura da rede de telefonia celular (oceanos, rios, florestas, desertos, entre outros). Além da formação de recursos humanos e ampliação do conhecimento, o projeto espera fortalecer a participação do Brasil no cenário mundial na área espacial, principalmente no “new space”.
O satélite foi lançado no final de 2019 e o projeto foi apresentado no Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Telecomunicações com a presença do presidente da república. A missão resultou em projetos de final de ano (graduação), teses de mestrado e doutorado e publicações científicas em conferências e periódicos.
Por Estael Lima
Foto capa: MCTIC
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:


