Foto: Internet

Proposta da vereadora Kátia Carvalho (SD) sugere a implantação da UNATI no município

A Parlamentar Kátia Carvalho (SD) sugeriu a implantação de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), em Jataí. Segundo a vereadora, o foco do projeto seria “principalmente os idosos com carências afetivas ou financeiras”.

Ainda de acordo com a parlamentar, associações como as Voluntárias de Cristo, o Grupo da Melhor Idade, a Associação de Aposentados e Pensionistas, o Centro de Convivência e Condomínio Vila Vida e o Lar do Idoso Recanto Feliz seriam beneficiadas diretamente pelo projeto.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já ostentava a quinta maior população idosa do mundo em 2016. A projeção do IBGE para 2030 é que 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos até lá. Só em Jataí, segundo o Censo 2010, são mais de 6000 idosos.

Com o envelhecimento rápido da população, a implementação de medidas para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade se torna cada vez mais necessária. Entram em foco, dessa forma, questões como a reforma da previdência, a melhoria da saúde básica e a inclusão social.

A UNATI se mostra, nesse contexto, como uma forma de promover não somente a educação, como também a integração e entretenimento da população idosa. O projeto se dá pela abertura de cursos adicionais em faculdades já existentes. Os cursos são ministrados pelos professores da própria universidade.

A aplicação do projeto na Universidade Estadual de Maringá, um dos exemplos mais bem sucedidos, atualmente atende 400 alunos em 40 cursos gratuitos. São 6 eixos temáticos, “Arte e cultura”; “Processos e procedimentos comunicativos”; “Saúde física e mental”, “Meio físico e social”; “Direito e Cidadania” e “Humanidades”.

A aplicação da UNATI em Jataí seria um avanço na promoção da independência e qualidade de vida da população idosa jataiense. Trazer esse projeto para o município é não somente bem-vindo, como necessário.

Thaysa Alves
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

3 thoughts on “Universidade Aberta à Terceira Idade pode se tornar realidade em Jataí

  1. Parabéns pela matéria!É bonito ver uma moça tão jovem escrevendo sobre a terceita idade de forma tão clara e sensível!Você vai longe garota!

  2. Excelente matéria!!! Tenho certeza que esse projeto evitará a depressão em idosos.Parabéns, pela matéria fantástica.Seu futuro será brilhante Thaysa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE