Última grande chuva de meteoros de 2018 acontece nesta madrugada

Notícias Top Geral

A última grande chuva visível de meteoros deste ano, a Geminídeas, acontece na madrugada desta sexta-feira (14). Segundo a rede colaborativa de astronomia Exoss, o fenômeno será visível no Brasil por volta das 2h e 3h da manhã (horário de Brasília).

A luz da Lua não deve interferir na observação da chuva, pois o satélite natural da Terra está na fase crescente. Ou seja, se coloca antes da visibilidade dos meteoros da Geminídeas.

A Exoss ainda informou que este fenômeno é originado do corpo parental Phaeton 3200, também conhecido como 3200 Faetonte, um asteroide com características incomuns que sugerem que ele poderia ser um cometa que perdeu seu material volátil.

Essa chuva provavelmente tem origem asteroidal, o que não costuma ser frequente. Normalmente as chuvas são associadas a cometas.

Quando passam no céu, os meteoros deixam um risco luminoso, fazendo com que sejam conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”.

As chuvas de meteoros não são perigosas para a Terra. Além disso, acontecem praticamente todos os meses do ano, sendo que variam em intensidade e visibilidade.

Quem acompanhar o fenômeno e tirar fotos poderá encaminhar as imagens para a Exoss por meio do portal bolido.exoss.org. Basta preencher um formulário com suas informações e detalhes do que foi visto.

Fonte: Revista Galileu
Foto Capa: FLICKR/MIKE LEWINSKI/CREATIVE COMMONS
Jornalismo Portal Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.