O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, condecorou na tarde desta quarta-feira (8 de maio) o curso de Direito da UFG de Jataí (UFJ) com o “Selo de Qualidade OAB Recomenda – Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira”, que certifica a qualidade dos cursos de Direito no Brasil.
A faculdade está entre as 161 que receberam a honraria – dentre os 1.500 cursos de Direito em todo o Brasil. Para conceder a condecoração, a OAB se baseia nos dados do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e índices de aprovação no Exame Nacional da OAB.
Curso de Direito da UFJ obtém nota máxima do MEC
Em Goiás, apenas os cursos de Direito da UFG (a Regional Goiânia, cidade de Goiás e Jataí) foram condecorados. As coordenações do curso de Goiânia e Goiás foram condecoradas em janeiro, durante solenidade no Conselho Federal da OAB, em Brasília. A representante do curso de Jataí, professora Carolina Souza, destacou a importância.
“O selo é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na Regional pelo curso de Direito desde a sua fundação, há 10 anos, e representa o trabalho dos 14 professores, a dedicação dos 340 estudantes e a responsabilidade que temos para nos submetermos a estas avaliações (Enade e Odem) no ensino superior”, explicou.
6ª Edição
Esta é a 6ª edição do programa. A primeira edição do programa foi divulgada ainda em janeiro de 2001, quando 52 cursos de Direito integraram a publicação. O segundo OAB Recomenda foi lançado em janeiro de 2003, com 60 cursos de Direito. Na terceira edição, no ano de 2007, 87 cursos receberam o referido Selo. Em 2011, com a quarta edição, chegou-se a 89 cursos. E em sua 5ª edição, lançada em 2016, 142 cursos foram contemplados.
Lúcio Flávio lembrou que selo “OAB Recomenda” foi idealizado com o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no País. A distinção expressa reconhecimento às instituições de educação superior que tiveram cursos de graduação em Direito que apresentaram elevado padrão de qualidade, sem jamais funcionar como um ranking entre as universidades.
A professora Carolina Souza ainda destacou o significado da premiação. “Esta premiação é especialmente relevante nesse contexto de cortes nas universidades públicas federais para comprovar a qualidade dos cursos dessas instituições de ensino e mostrar pra sociedade que o que se faz na universidade pública é ciência.”
Portal OAB Goiás / Foto: Divulgação