Começou a circular em alguns meios de comunicação de Jataí e grupos do aplicativo WhatsApp, a notícia. Porém, esta informação NÃO PROCEDE.

Na manhã desta quarta-feira (27), começou a circular em alguns meios de comunicação de Jataí e grupos do aplicativo WhatsApp, a notícia de que “Dois homens foram presos por tentativa de fraude em curso de Medicina da UFG de Jataí”. Porém, esta informação NÃO PROCEDE.

No domingo (24), foram feitas as provas destinadas aos portadores de diploma na UFG. As avaliações foram realizadas simultaneamente em todas as regionais da universidade. Em Jataí, as provas foram realizadas na Unidade Riachuelo.

Segundo Débora Sirno Santos, Técnica Administrativa e Coordenadora de processos da UFG Regional Jataí, “as provas foram aplicadas para todos os cursos e nenhuma ocorrência foi registrada na Regional Jataí. Além disso, agentes da Polícia Federal de Brasília vieram fazer monitoramento e acompanhamento das provas”, relatou ao site Panorama.

O fato divulgado de forma incorreta como se houvesse ocorrido em Jataí, na verdade aconteceu em Goiânia, onde dois homens que cursam Medicina no Paraguai estariam tentando uma vaga para o mesmo curso na UFG em Goiânia.

A falsificação dos documentos usados por um deles para fazer a prova foi detectada pela equipe de papiloscopistas do Instituto de Identificação, que então acionou as Polícias Civil e Militar. Os dois acusados foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Goiânia para serem autuados.

Nossa equipe averiguou que as informações reproduzidas por alguns meios de comunicação de Jataí foram retiradas de um jornal de circulação estadual, o qual cometeu o erro.
Por isso, é importante ressaltar que no jornalismo com credibilidade, preza-se sempre por uma fonte confiável, confirmando todas e quaisquer informações antes de publicá-las.

Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE