Golpe da Receita usa CPF real para enganar contribuintes em Goiás

Golpe da Receita usa CPF real para enganar contribuintes em Goiás

Golpistas estão usando dados reais de contribuintes para criar páginas falsas da Receita Federal em Goiás, imitando inclusive as cores, layout e informações do portal oficial gov.br. As mensagens são enviadas por aplicativos de mensagens e exigem pagamento imediato, com ameaças de bloqueio do CPF ou de contas bancárias caso a suposta dívida não seja quitada.

A delegada Marcella Cordeiro Orçai, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos de Goiás, explicou que esse tipo de prática é recorrente. “É comum que golpistas tentem diversos meios para obter vantagens ilícitas. Um desses meios ocorre quando eles se passam por servidores do poder público, em qualquer esfera, tentando obter vantagem”, afirmou.

Ela reforçou ainda que o contribuinte deve adotar cuidados antes de qualquer pagamento. “Normalmente, um servidor público não entra em contato com você para tratar de dívidas por meio de um número comum de WhatsApp, apenas com uma logo do governo. Essas cobranças de dívidas, via de regra, são feitas dentro de sites oficiais”, destacou.

A moradora de Goiânia, Daniela Martins, relatou ter recebido recentemente uma mensagem com seu nome e CPF corretos, informando uma suposta dívida com a União. “Chegou uma mensagem de um perfil falso do gov.br e me chamou bastante atenção por estar com meu nome e CPF corretos. Sei que é fácil desses golpistas conseguirem isso, mas, de toda forma, assusta um pouco. Acredito que é importante a imprensa alertar porque muita gente clica e cai nesses golpes”, afirmou.

Daniela disse ainda que não efetuou nenhum pagamento. “Não cliquei, não tenho débitos com a Receita, nada disso”, completou.

A polícia orienta que contribuintes desconfiem de cobranças feitas por aplicativos de mensagens e busquem sempre informações diretamente nos canais oficiais da Receita Federal.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.