Apenas três das 224 sessões ordinárias realizadas pela Assembleia Legislativa no atual mandato contaram com todos os 41 deputados estaduais presentes. O portal analisou as listas de presença dos parlamentares entre 19 de fevereiro de 2019 e 17 de junho deste ano, considerando informações no Portal da Transparência da Casa.
As três sessões em que todos os parlamentares registraram presença foram em 2019 (14 de março, 10 e 17 de setembro), quando as sessões ainda eram realizadas de maneira presencial. Desde 25 de março de 2020, a Casa tem feito as sessões de maneira remota ou híbrida, isto é, com parte dos deputados em plenário e outra remotamente, devido à pandemia de Covid-19.
O fato de o novo sistema de sessões não exigir a presença física de deputados em Goiânia, porém, não provocou uma grande redução nas ausências em sessões ordinárias. Foram realizadas 109 presenciais entre 19 de fevereiro de 2019 e 12 de março de 2020, nas quais os parlamentares somaram 627 ausências, sendo 92 faltas, quando o parlamentar não apresenta nenhuma explicação por não ter participado, e 535 com alguma justificativa.
As justificativas de ausências são, na maioria, por reuniões com lideranças políticas (205) ou administrativas (32) em outras cidades, ou por audiências em diversos órgãos (44) e missões oficiais representando o Legislativo (46). Licenças (76), a maioria para viagem ao exterior (57), e questões de saúde própria ou da família (75) aparecem entre as principais justificativas no período.
Nas 115 sessões ordinárias remotas e híbridas em 2020 e 2021, foram registradas 464 ausências: 377 faltas e 87 ausências justificadas, apesar de os parlamentares poderem acessar a sessão no interior do Estado — não foram raros os casos, por exemplo, de deputados aparecerem no painel eletrônico participando das sessões remotas de dentro de carros.
O levantamento considera dois tipos de dados diferentes: as informações das sessões presenciais estão na parte de sessões plenárias do Portal da Transparência, que apresenta também o teor das justificativas de ausência. Entretanto, a Casa parou de registrar as presenças dos parlamentares no Portal em 12 de março do ano passado. A partir daí, a reportagem considerou os registros de presença das sessões ordinárias remotas e híbridas publicados nas edições do Diário Oficial do Poder Legislativo.
O deputado que menos esteve presente em sessões ordinárias no atual mandato foi Henrique Cesar (PSC), que não compareceu a 72 das 224 sessões desde 2019, ou seja, cerca de 32% das sessões. A reportagem não conseguiu contato com o deputado até o fechamento da edição. Ele é seguido por Paulo Cezar Martins (MDB), que faltou a 61 sessões. “A gente sempre tem algumas atividades no interior, então, às vezes, não chega a tempo ou não há acesso a internet”, diz Martins, justificando o porquê de estar ausente em sessões remotas.
Fonte: O Popular
Foto Capa: Carlos Costa
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br