PESQUISA COM COAUTORIA DE DOCENTE DA UFJ TRAZ A PRIMEIRA CARACTERIZAÇÃO COMPLETA DO VÍRUS DA CINOMOSE CANINA

PESQUISA COM COAUTORIA DE DOCENTE DA UFJ TRAZ A PRIMEIRA CARACTERIZAÇÃO COMPLETA DO VÍRUS DA CINOMOSE CANINA

12 meses atrás 2 Por Redação Portal PaNoRaMa

O Biomédico e Virologista Marcos Lázaro Moreli, docente do curso de Biomedicina, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde – PPGCAS/UFJ e coordenador do Laboratório de Virologia – LabVir da UFJ, tem orientado diversos alunos em nível de graduação e Pós-graduação na UFJ.

Recentemente, um dos resultados da pesquisa intitulada “Isolamento e caracterização molecular do vírus da cinomose canina, análise de antivirais e produção de uma proteína M recombinante”, foi publicado no artigo “First complete genome sequence and molecular characterization of Canine morbillivirus isolated in Central Brazil”, junto à revista internacional Scientific Report, do grupo Nature.

A pesquisa é de autoria de Vivaldo Gomes da Costa, seu orientando, vinculado ao Programa de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade – UNB, com trabalho realizado na UFJ.

Apesar de as regiões brasileiras ainda serem áreas altamente endêmicas para morbilivírus canino [vírus da cinomose canina (CDV)], pouco se sabe a respeito da variabilidade genética da cepa circulante nessas regiões. Nesse sentido, o artigo aborda o primeiro genoma completo e a caracterização molecular de CDV isolado de cães domésticos na região Centro-Oeste do Brasil.

O alinhamento de sequência e as análises filogenéticas baseadas em sequências deduzidas de aminoácidos e nucleotídeos mostraram que a cepa isolada é caracterizada como o genótipo South America-I / Europe. Os pesquisadores segregaram um ramo de subgenótipo de CDV. Curiosamente, ambas as proteínas H e F têm um ganho de potenciais locais de N-glicosilação em comparação com a cepa da vacina Onderstepoort.

Segundo o prof. Morelli, “este estudo fornece uma referência para melhor compreensão das características epidêmicas e moleculares do CDV no Brasil.”

O artigo completo pode ser acessado através deste link https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8219677/.

Outras publicações do Docente podem ser acessadas em seu curriculum lattes http://lattes.cnpq.br/3439717244358963 ou para maiores informações de contato Prof. Dr. Marcos Lázaro Moreli:

E-mail: marcos_moreli@ufg.br
Instagram: https://www.instagram.com/marcoslmoreli/
LabVir: https://mmoreli.jatai.ufg.br
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCK5vEafx2c9Q6GwR-xPXeiA/videos

Fonte / Foto Capa: ASCOM/UFJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br