
Nos dias que antecedem a Semana Santa, a procura por pescados costumeiramente aumenta, devido à tradição de muitas famílias católicas de não comer carne vermelha ou frango neste período. A Semana Santa em si se inicia no Domingo de Ramos e se encerra uma semana depois, no Domingo de Páscoa. A Sexta-feira da Paixão é o principal dia em que, pela tradição, deve-se comer apenas pescados.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama
Alguns dos pratos tradicionais do período são compostos por bacalhau ou salmão, mas em tempos de crise econômica a maior parte dos consumidores deverá optar por pescados com valores mais baixos.
A pesquisa do Procon de Jataí foi realizada entre os dias 04 e 05 de abril e os preços podem sofrer variações devido à alterações posteriores Além disso, os valores entre os estabelecimentos apresentam variações que chegam a mais de 90%, então o consumidor deve ficar bem atento. Os estabelecimentos pesquisados incluem peixarias e supermercados.
Um bom exemplo da variação é o peixe mapará em postas que foi encontrado por R$22,84 e até R$45,38 por quilograma, o que revela uma variação superior a 98%. Como de costume, a dica é pesquisar.
Além disso, o Procon alerta os consumidores sobre a necessidade de observar as condições de embalagem e armazenamento dos pescados, as datas de validade e características do produto e ainda os cuidados do ponto de venda com a higiene e o uso de EPIs.
Confira aqui a pesquisa completa.
Por Estael Lima
Foto: Banco de Imagens
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br