Nesta quarta-feira, Jataí pode ter uma surpresa no clima. Apesar do forte calor, com temperaturas chegando aos 37ºC, e da baixa umidade do ar, que varia entre 14% e 55%, há chances de pancadas de chuva isoladas, resultado do aumento de nebulosidade vindo da região Norte do país. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) alerta para os níveis críticos de umidade, principalmente à tarde, colocando a cidade em estado de atenção.
O cenário de calor extremo e baixa umidade também afeta outras cidades do estado. Em Goiânia, a máxima pode atingir 37ºC, e, assim como em Jataí, há previsão de chuvas localizadas. Em Porangatu, a temperatura pode chegar aos 40ºC, com chances de até 1 mm de chuva. Cidades como Catalão, Rio Verde e Anápolis terão predomínio de sol, sem previsão de precipitações, e temperaturas que variam entre 33ºC e 38ºC.
A qualidade do ar segue sendo motivo de preocupação em todo o estado, impactada pelas queimadas que agravam a situação respiratória da população. O alerta é de que o ar em Jataí e outras regiões está classificado como “ruim”, exigindo que a população tome cuidados extras, como evitar atividades ao ar livre nos horários de maior calor.
Nas regiões Oeste e Norte, algumas cidades poderão registrar pequenas precipitações, como Iporá e Ceres, com até 2 mm de chuva. Mesmo com essa expectativa de chuvas isoladas, o calor segue predominando, e a recomendação é que a população mantenha-se hidratada e evite a exposição prolongada ao sol. Nos próximos dias, a tendência é de que o clima comece a se estabilizar, com o aumento gradual das chuvas, aliviando a situação crítica de umidade e qualidade do ar.
Apesar do cenário preocupante, o início das chuvas pode trazer algum alívio para a população, embora as autoridades reforcem a necessidade de conscientização para evitar queimadas, que são um agravante ambiental sério, especialmente em períodos de seca.
Por Gessica Vieira
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7