Política Top Geral

Secretário goiano de Indústria, Comércio e Serviços diz que suspeitava de golpe da suposta empresa do EUA em Jataí

Reunião com o prefeito Humberto Machado, virtualmente com investidores para tratar da conclusão do novo Aeroporto Municipal - Foto: Comunicação PMJ
SIC enviou uma lista de questionamentos sobre detalhes dos investimentos, mas não obteve resposta, de acordo com o secretário

No dia  4 de janeiro, o município de Jataí recebeu a notícia de um grande empreendimento para a cidade, proposto por uma empresa dos Estados Unidos, com investimentos de 650 milhões de dólares (mais de 3,5 bilhões de reais) e geração de 15 mil empregos (14% da população). Foi por meio de uma videoconferência que prefeito Humberto Machado (MDB) e vereadores se reuniram logo depois de tomar posse, na Câmara Municipal com o representante do “grupo de investidores internacionais”, o empresário mexicano e suposto CEO da Voltron Motors, David González, e convidados do setor produtivo, além do gerente de Projetos de Investimentos da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), Rhony Barbosa Vasconcelos, já que a empresa também havia buscado parceria com o governo estadual.

Caiado exonera gerente da SIC ligado a empresa que prometia investimento bilionário em Jataí

A suposta empresa do EUA, tem como proposta construir um “projeto futurista de um complexo industrial de alta tecnologia”, com construção de um aeroporto de carga e de uma fábrica de montagem de veículos elétricos em parceria com uma empresa chinesa. 

Em entrevista concedida ao Jornal O Popular, o secretário de Indústria e Comércio, Adonídio Neto Vieira Júnior, diz que a suposta empresa procurou a pasta há cerca de três meses com a proposta e interesse em incentivos fiscais. A SIC enviou uma lista de questionamentos sobre detalhes dos investimentos, mas não obteve resposta, de acordo com o secretário. Diante disso, o governo havia descartado a parceria.

Conforme o secretário, a SIC suspeitava de golpe por conta de documentos e informações aparentemente falsas. ” Dúvidas surgiram no decorrer das análises, sobre a veracidade das apresentações e dados. Quando indagados, os representantes da empresa cessaram a comunicação com a secretaria. A secretária informou a Prefeitura e arquivou todas as análises, não assinando nenhum Protocolo de Intenções ou memorando de entendimento”, disse.

A empresa está no nome das filhas do gerente da SIC, sendo uma delas, Jéssica,  noiva de David González, o suposto representante do grupo de investidores que se reuniu com o prefeito e vereadores para apresentar o grande empreendimento. Rhony Vasconcelos admitiu em entrevista ao Jornal O Popular, que a empresa foi criada por suas filhas a pedido do genro porque é necessário ter um CNPJ local para levar adiante os negócios. O gerente da SIC afirmou que não existia a Voltron americana, mas diz que David é, sim, empresário – disse não saber os nomes das empresas – e se uniu a outros 16 investidores para bolar o projeto.

Em entrevista ao Portal Panorama, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jataí, Rogério Rassis, disse que a Prefeitura de Jataí exigiu mais garantia da empresa. “Iremos aguardar a garantia monetária solicitada ao grupo para que possamos marcar uma data para realizar a assinatura do protocolo de intenção”, pontuou. 

Conforme Rogério Rassis, o projeto  Voltron  foi apresentado para o município de Jataí por meio de Rhony Vasconcelos. “Essa é a função do gerente da SIC, a função dele é atrair investimento para o Estado”, destacou Rogério.

DOSSIÊ

Diante de algumas especulações nas redes sociais e em grupos do WhatsApp duvidando da índole da empresa e do fato de que a cidade não tem atuação de empresas de alta tecnologia, um grupo de jataienses pesquisou sobre a Voltron na internet.  O grupo entrou em contato com David Gonzalez pelas redes sociais e, depois da conversa, a foto do perfil do suposto empresário foi trocada por uma foto falsa de um ator peruano. Perante essa situação o grupo realizou um dossiê, e divulgou anonimamente nas redes sociais, com uma conclusão: a Voltron Motors foi criada no mesmo dia da reunião na Câmara Municipal e tem como sede um galpão em Jataí e capital social de R$ 200 mil.

Ao Jornal O Popular, Rhony acusou “picuinha de interesses políticos” na divulgação do dossiê e disse que a doação do terreno teria cláusula de reversão, ou seja, teria de ser devolvido caso não houvesse os investimentos prometidos. “O David disse que tem muito dinheiro próprio, dele e dos demais investidores, e que iriam investir no México. Foi eu que sugeri que viessem para o Brasil. Não posso suspeitar de fraude. Se disseram que têm condições é porque têm”, afirmou o gerente. 

Por Paula França
Foto: Comunicação PMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Paula França

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Topy
TEste 2020 aac
Abrir conversa
Precisa de ajuda?