
Foto: PMJ
O Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), correspondente à Semana Epidemiológica 10, ou seja, até 9 de março, tem novos dados referentes aos casos de dengue. De acordo com o Boletim Semanal de Dengue, foram notificados neste ano 25.509 casos de dengue no estado de Goiás. Chama atenção para os municípios de São João da Paraúna, Ouvidor e Três Ranchos, que tiveram os maiores coeficientes de incidência de dengue (número de casos por 100 mil habitantes).
O Boletim também destaca as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, que concentraram os maiores números de casos da doença. Foram notificados de acordo com os dados 19 óbitos suspeitos de dengue em Goiás, em 11 municípios. Na cidade de Goiânia foi registrados 7 óbitos e em Posse 3. O restante dos casos foram nas cidades Turvânia, Silvânia, Senador Canedo, São Luís do Norte, Rio Verde, Morro Agudo de Goiás, Formosa, Ceres e Caldas Novas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos dados apontados na divulgação realizada pela Secretaria trazerem um decréscimo de 10,60% nos casos notificados em relação ao mesmo período do ano passado, o coordenador-geral de Combate ao Aedes, Marcello Rosa,informa que esta redução é pontual e está relacionada ao não envio de dados à SES-GO pelos municípios, devido ao feriado prolongado e pode ser que essas notificações aumentem nas próximas semanas. “É fundamental que locais que possam ser transformados em criadouros do mosquito Aedes aegypti sejam eliminados rotineiramente”, afirma Marcello Rosa.
O coordenador também orientou para que a população faça toda semana uma boa inspeção do imóvel para identificar os possíveis focos do Aedes e alerta que lixo deve ser descartado para a coleta da prefeitura e jamais descartado em lotes baldios ou em praças e logradouros públicos e privados.