Saudade da década de 90? Veja abaixo alguns programas de computador que fizeram sucesso nesses anos

Sem categoria

Para muitos, os anos 90 remetem a muita nostalgia, quando o uso do computador e outras tecnologias se diferenciavam bastante do que ocorre atualmente. Por isso, muitos programas de computador marcaram a década, como software de mensagens e ferramentas para baixar músicas e que com o passar dos anos perderam espaço para outras tecnologias e muitos acabaram extintos.

Confira abaixo alguns programas saudosos que fizeram parte da vida de muitos internautas da década de 90 e aproveite para matar a saudade.

– miRC

Antes do invento do WhatsApp e Facebook Messenger, as pessoas trocavam mensagens pelo miRC. O software foi criado em 1995 e utiliza protocolo IRC, promovendo conversas entre milhões de pessoas em todo o mundo por meio da internet.

Apesar de ter feito muito sucesso, o miRC não tinha suporte para fotos e por isso, seus usuários se identificavam apenas pelo “nickname”. Em seu auge, chegou a ter 150 milhões de downloads.

– Netscape

Foi o primeiro grande navegador de internet. Consistia à época, de serviços bem avançados, sendo o browser responsável pela criação de tecnologias utilizadas até hoje, como a SSL (Segurança da camada de transporte) e o Javascript!. Foi substituído pelo Internet Explorer.

– ICQ

Quando se fala em mensageiros instantâneos, é impossível não se lembrar do ICQ. Criado em 1996, alcançou a marca de 1 milhão de usuários em dois anos. Para utilizá-lo, o internauta ganhava um número de identificação, o UIN (Universal ICQ Number). Porém, mesmo com todo o sucesso, o programa não suportou a concorrência da Microsoft, com o MSN Messenger.

– MSN Messenger

É considerado como um dos programas de mensagens instantâneas que mais fez sucesso no final dos anos 90. Foi lançado em 1999 e logo se tornou o líder do segmento no Brasil.

Entretanto, no dia 6 de novembro de 2012, saiu o primeiro anúncio da descontinuidade do uso do programa, que seria substituído pelo Skype. O fim definitivo do MSN ocorreu em 27 de maio de 2013.

– LimeWire

Software de compartilhamento de arquivos que também fez muito sucesso na década de 90. Seu uso era baseado na Gnutella, rede usada principalmente para a troca de músicas e filmes entre usuários. Também tinha suporte limitado para BitTorrent.

O LimeWire durou dez anos na internet e em 26 de outubro de 2010, o programa se despediu definitivamente de milhões de usuários.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.