Saúde e Bem Estar Top Destaque

Saiba como usar argila corretamente no seu rosto

Foto: Divulgação
Iremos ensinar a você como usar a argila corretamente neste post...

O queridíssimo dia de cuidados com a pele chegou e você decide utilizar argila para hidratar e purificar sua pele. Sabemos que cada argila possui diferentes ações e benefícios que você precisa para manter uma pele saudável e se você quiser saber mais sobre, temos um post aqui no PaNoRaMa explicando um pouco sobre as principais argilas: clique aqui.

Talvez você não saiba, mas depois que você prepara a argila, a passa no rosto e então a deixa secar, isso pode estar na verdade ferindo sua pele ao invés de auxiliá-la com todas as vantagens que a argila pode lhe oferecer.

Mas não se preocupem! Iremos ensinar a você como usar a argila corretamente com os ensinamentos de Helena Sa Motta, uma terapeuta herborista e fotógrafa, segue o fio:

O que é a argila?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a argila e o que ela faz por nós.

A argila é formada por micro cristais compostos de vários minerais que contém energia transmutadora da terra, isso é, a memória desses cristais não se perde depois que eles são extraídos da terra.

Esses cristais contêm toda energia telúrica que eles tinham na terra e o tratamento bem feito com argila é adaptogênico, ou seja, ela absorve impurezas, toxinas, enfim, tudo que não deveria estar no nosso corpo e adsolve, entrega para o nosso corpo todos os minerais que ele necessita. Ela é ao mesmo tempo secativa e hidratante, puxa e entrega.

Ela age conforme as necessidades de cada corpo e não à toa é usada medicinalmente desde o início dos tempos em todas as partes do mundo. Toda ação física na terra, isso é, todas as macro e micro vibrações que ocorrem aqui, propiciam a união de diferentes minerais por atração iônica, isso forma os veios da terra. Isso quer dizer que cada cor de argila vai agir numa frequência.

Resumão sobre o que cada argila faz

A argila mais barata e mais comum é a argila verde, que é mais escura, tem o comprimento de onda mais longo e, portanto, age nas profundezas do corpo, desintoxicando ele, da mesma forma que a argila preta.

Já a argila vermelha tem ação mais estimulante, acelera o metabolismo, trata machucados ou processos mais externos. A argila amarela tem um comprimento de onda intermediário e tem muito silício, que é o precursor do colágeno, portanto, ótima para máscaras estéticas. Por fim, a argila branca é excelente para tratar manchas na pele.

Então a argila é composta de micro cristais e esses micro cristais, assim como os cristais maiores, precisam ser energizados para cumprirem sua função com mais eficácia. Então para isso, iremos deixar essa argila tomando sol, de preferência, sol da manhã, aquele entre às 8h e 10h.

Lembrando que não devemos usar recipientes de plástico e nem de metal na hora de prepararmos nossa argila, um recipiente de vidro é uma boa escolha.

Como fazer: Você pode misturar as argilas conforme forem suas necessidades (sim! você pode misturá-las!) e nas quantidades que forem fundamentais para seu tratamento. Coloque água aos poucos e vá mexendo a argila, pode ser batida com uma espátula de madeira ou afins, não sendo do mesmo material que igualmente não se pode de recipiente também.

Após bater muito essa argila, ativando assim então os íons, a consistência que precisamos atingir dessa argila é similar ao de uma mousse:

Helena Sa Motta, Terapeuta Herborista e Fotógrafa;

A camada que devemos passar no rosto precisa ser grossa, para que nossa pele possa absorver bem os nutrientes e cristais da argila, além de poder ficar bastante tempo (geralmente seus 15 minutinhos) no rosto sem secar.

Helena Sa Motta, Terapeuta Herborista e Fotógrafa;

Não podemos deixar a argila secar e muito menos borrifar água nela (na tentativa de não deixar secar), por alguns motivos. Primeiro: se a argila secar significa que ela está lesionando tecidos, ou seja, ferindo sua pele e não queremos machucar nosso rosto, certo?

E segundo, quando a argila seca significa que ela já absorveu todas as toxinas que tinha que absorver, se você borrifa água, essas toxinas podem voltar para o seu rosto, o que quebra com toda a intenção do nosso skin care.

Outra coisa é, não podemos utilizar essa máscara tão frequentemente assim, pois ela é extremamente poderosa. Recomenda-se utilizar pelo menos uma vez ao mês, senão, se utilizada com excesso pode causar a hiperqueratose, que é o espessamento da camada mais superficial da pele (o que não é uma coisa muito legal de se deixar acontecer no seu rosto não…).

Após passar sua grossa e linda camada de argila, deixe-a agir por uns 15 minutos, de preferência, afastada do celular, computador, televisão, entre outros aparelhos eletrônicos que liberem ondas eletromagnéticas. Aproveite esses minutos para você e relaxe, faça uma meditação, por exemplo. O motivo pelo qual recomenda-se não ficar perto de tais características é devido essa máscara ser super absorvente, ela absorve tudo que está ao seu redor, então você dedicar esse tempinho longe auxilia você também.

Dica na hora de retirar essa máscara: Agora para removê-la, utilize da mesma espátula que usamos para passar a argila no rosto e a retire com cuidado, pois não queremos muito estímulo. Você pode jogar esse resto de argila no lixo ou devolver à terra, que também é ecológico. Não deixe para jogar essa camada grossa dentro da pia porque ela pode endurecer lá e estragar seus canos, enfim…

Prontinho! Agora sua pele recebeu, com as devidas medidas, os cuidados que ela precisa. Não é tão difícil quanto possa parecer e faz toda a diferença. E aí, hoje já é seu dia de fazer skin care para testar a máscara de argila?

 

Por: Helena Sa Motta; @curalivre
Foto: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

 

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

TEste 2020 aac
Topy
Abrir conversa
Precisa de ajuda?