Momento mais desafiador para aqueles que batalharam para se manter em forma, festas de fim de ano exigem preparação do organismo

É uma batalha quase inglória. De um lado, o esforço do ano inteiro para manter uma alimentação saudável e equilibrada. Do outro, o mês de dezembro. Peru, leitão, panetone, maionese, rabanada e pavê, além das bebidas, são apenas algumas das muitas tentações dessa época do ano recheada de festas e confraternizações, verdadeiros convites ao excesso na hora de comer e beber. É praticamente impossível não cometê-los.

Por essas e outras, o empresário Hemerson Marinho, de 29 anos, capricha na malhação para preparar o corpo para a maratona de excessos. Ele pratica musculação religiosamente em cinco dias da semana. “Costumo comer de tudo nas festas, mas tenho sorte de não gostar muito de doces. Tento manter minha rotina de exercícios e também não sou daqueles que comem até passar mal. Consigo saber quando estou saciado”, explica.

Para quem está preocupado, a boa notícia é que especialistas garantem que, sim, é possível minimizar os estragos e até mesmo preparar o organismo para lidar com a comilança.

“O ideal é manter uma alimentação saudável, beber bastante água, comer verduras, frutas, carnes magras e evitar doces e frituras. O que sempre recomendo para meus pacientes é abrir exceção apenas no jantar do dia 24 e no almoço do dia 25, por exemplo. Já nas outras refeições, é importante tentar comer o mais equilibrado possível. Afinal, não há necessidade de abrir exceção de dois dias inteiros”, explica a nutricionista esportiva Maíra Azevedo.

Uma boa dica é começar a refeição sempre pela salada. Assim, a pessoa conseguirá ter moderação ao comer os outros itens. “Ninguém precisa comer para passar mal. Coma devagar, saboreando cada garfada. Além de perceber melhor o sabor da comida, a pessoa sentirá saciedade e comerá menos”, garante Maíra.

Diante de tantas festas, o segredo para não comprometer a dieta é realmente o equilíbrio. As pessoas podem e devem aproveitar o momento, porém sem exageros e fazendo escolhas inteligentes na hora de se alimentar.

Manter o corpo bem hidratado no período que antecede as festas é uma regra de ouro para ter êxito na missão. Para isso, vale investir em água de coco, sucos de melão e melancia e, claro, muita água. Chá verde, que desintoxica e desincha, em suco de limão, que melhora o funcionamento do fígado, são ótimos aliados.

“A ingestão de água é a melhor maneira de se desintoxicar. Equilíbrio deve ser sempre a palavra de ordem. Momentos festivos tradicionalmente vêm acompanhados de muita comida, então, se programe”, aconselha o médico gastroenterologista Joffre Rezende Neto.

Não transformar a noite de Natal em uma semana de excessos, fazer todas as refeições normalmente no dia e seguir o plano alimentar até a hora da ceia são as recomendações do médico. “No momento da festa, coma o que tiver vontade”, explica. Para o especialista, dezembro só será um problema para a boa forma se os excessos forem cometidos com frequência.

“Duas ou três noites de festividades jamais vão prejudicar uma pessoa que se alimenta bem o ano todo”, ressalta. Outra dica importante do profissional é não abrir mão das atividades físicas nesse período. “A prática constante de exercícios físicos aumenta o gasto energético ao final do dia. Portanto, os excessos cometidos por pessoas fisicamente ativas terão menor impacto que nos sedentários”, compara.

Sem enfiar o pé na jaca

JEJUM l Antes de qualquer coisa, não seja radical e não fique em jejum no dia que antecede as comemorações. É importante manter os bons hábitos, siga normalmente a sua rotina.

ATIVIDADE FÍSICA l Mantenha uma rotina de exercícios físicos. Isso fará com que seu metabolismo se mantenha ativo e consiga queimar com mais facilidade os excessos causados com a comida e as bebidas.

DISCIPLINA l Organize sua rotina, ao longo do dia e da semana, mantenha a disciplina na alimentação, fazendo as combinações adequadas, consumindo nos horários já adaptados.

HIDRATAÇÃO | Beba bastante água. Com isso, se mantém o bom funcionamento de todas as funções do corpo, proporcionando a sensação de saciedade e evita exageros ao comer.

SEM CULPA l Não se esqueça: você tem a liberdade de escolha. Não se culpe ao consumir algo diferente da sua rotina. Na próxima refeição você terá a oportunidade de fazer melhores escolhas.

Fonte: Do O Popular
Foto: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE