Sucos de caixinhas: você sabe as diferenças entre eles?

Saúde e Bem Estar

Publicado: 1/12/2015 – Revisado: 21/12/2018

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Todo mundo sabe que o melhor suco é aquele feito em casa, com ingredientes naturais e frescos. Porém, isso nem sempre é possível por conta de tempo disponível, dinheiro ou até mesmo preguiça na hora de lavar as louças. Por isso, os sucos de caixinha se tornam a opção mais viável, até mesmo para as crianças levarem na lancheira para escola.

Entretanto, os sucos de caixinha são conhecidos por seus altos teores de açúcar e conservantes, estando muitas vezes, na lista negra de alimentos que não devem ser consumidos ou que devem estar presentes na dieta de forma esporádica, ou seja, sempre preferindo outra opção mais saudável.

Mas, segundo diversos endocrinologistas, os sucos industrializados podem ser consumidos, desde que haja algumas observações. A primeira delas é ler o rótulo das embalagens, sendo que os ingredientes estão dispostos em ordem decrescente, ou seja, os primeiros da lista são os que estão em maior quantidade. Por isso, caso esta lista seja grande e com muitos ingredientes desconhecidos, menor será a qualidade do produto. Portanto, se no rótulo estiver escrito água, açúcar, conservante e fruta ocupando os últimos lugares, fuja desse suco.

As opções mais saudáveis são aquelas com pouco ou nenhum conservante, aditivos químicos, adoçantes, corantes, etc. Dessa forma, ressalta os especialistas, embalagens com menos nomes estranhos é sinal de produto com maior qualidade. Por conta disso, sucos integrais ou 100% da fruta estão se tornando cada vez mais comuns nas prateleiras dos supermercados, apesar de ainda terem um preço mais alto. Ressaltando que néctar e suco são duas bebidas totalmente diferentes, já que a primeira significa uma lista enorme de ingredientes e quase nada de fruta, ou seja, apenas uma bebida com água e muito açúcar. Já o suco verdadeiro é aquele feito de fruta, água e só.

Confira abaixo algumas receitinhas super rápidas e práticas de sucos saudáveis:

  • Suco de morango e cenoura: bata 5 morangos, 1 cenoura e 200ml de água pura ou de coco;
  • Suco de abacaxi, hortelã, limão e água de coco: bata 300ml de água de coco, 2 fatias médias de abacaxi, 4 folhas de hortelã e suco de meio limão;
  • Suco de melancia com capim cidreira e laranja: bata 1 fatias pequena de melancia, o suco de 2 laranjas, 2 folhas de capim cidreira e coe antes de servir;
  • Suco de melão, mel e água de coco: bata 200ml de água de coco, 1 colher (café) de mel e uma fatia de melão;

Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

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