22 de dezembro de 2024
Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos

Foto: Reprodução

Confira tudo o que você precisa saber sobre esse método, e veja as possíveis formas de aparelhos já existentes no mercado odontológico.

O aparelho ortodôntico faz parte da vida de muitas pessoas, principalmente na adolescência.

Isso ocorre porque o aparelho se tornou tão comum nesta fase da vida que houve um tempo em que crianças e adolescentes queriam usar aparelho mesmo que não precisassem desse tratamento.

Para alguns o aparelho está na moda, para outros esse tipo de tratamento é visto como um castigo. Algumas pessoas acham o procedimento estéticamente feio, além de ter que passar anos com aparelho pode tornar-se um processo cansativo.

Dessa forma, assim como a tecnologia impulsiona novos tratamentos estéticamente mais agradáveis, como as facetas de porcelana, hoje já existem diversos tipos de aparelhos odontológicos que oferecem mais estética, mais eficiência e menos tempo para o paciente utilizar o aparelho.

Inclusive, para auxiliar nesse processo, é possível adquirir um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção e, assim, garantir que todo o seu tratamento esteja pago e resolvido.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse método, e veja as possíveis formas de aparelhos já existentes no mercado odontológico.

O que são aparelhos ortodônticos?

Antes de conhecer os tipos de aparelhos e como eles funcionam, a primeira coisa a se observar é o que são os aparelhos ortodônticos e para que servem.

Dessa forma, um aparelho ortodôntico, nada mais é do que um aparelho que promove a movimentação dos dentes quando estão mal posicionados ou então, não nasceram completamente.

Assim como as lentes de contato dental são projetadas para deixar os dentes visualmente bonitos, os aparelhos também são projetados para promover mudanças estéticas, além de corrigir a posição dos dentes para melhorar a estrutura da boca para melhor mordida.

Portanto, o principal objetivo deste tratamento não é apenas dar ao paciente um sorriso mais bonito, mas também promover um sorriso mais saudável.

Por isso, o aparelho geralmente é usado em crianças para ajudar no crescimento dos dentes permanentes de forma preventiva para que possam nascer em uma posição melhor e correta.

Além disso, os aparelhos ortodônticos também podem ser usados como forma de contenção para pacientes que usaram aparelhos dentários e estão tentando ajustar a posição de suas arcadas dentárias.

Essa contenção foi projetada para evitar que as alterações feitas sejam revertidas, o que pode acontecer com o tempo.

Portanto, lembre-se de que o tratamento ortodôntico exige um compromisso do paciente para evitar que os dentes voltem a se deslocar, mesmo após a retirada do aparelho.

Por isso, um plano ortodôntico pode inclusive, auxiliar na consistência do tratamento. Uma vez que o paciente terá um compromisso maior com a clínica e também com o convênio.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Apesar de parecerem iguais, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos com características diferentes. Algumas das opções são:

1. Aparelhos de metal

Essa opção é considerada tradicional por ser uma aparelho com hastes de metal e os famosos braquetes.

Por ser a opção mais antiga e tradicional, esse tipo de equipamento custa menos e geralmente, é aceito por quase todo plano odonto empresa.

2. Aparelhos estéticos

No entanto, seus materiais são diferentes e é recomendável oferecer aos pacientes a opção de alinhadores transparentes.

Esses alinhadores, mesmo que sejam fixos, utilizam materiais como a porcelana para dar uma impressão invisível e permitir que os pacientes tenham um sorriso mais bonito.

Caso você se interesse, buscar por um plano dental completo pode garantir que você tenha também cobertura para este tipo de tratamento.

3. Aparelhos móveis

Os aparelhos móveis são outra opção, cuja principal característica é a facilidade de operação, por exemplo, os pacientes podem levá-los para comer ou dormir.

A principal vantagem deste aparelho é uma melhor higiene bucal, pois o aparelho pode ser removido para escovação.

Além disso, o aparelho conta com mais opções estéticas, como dispositivos móveis transparentes.

Assim, é possível utilizar um plano odontológico ortodontia não somente para as manutenções, como também, realizar clareamentos e muito mais.

Como ter uma boa higienização mesmo utilizando aparelhos ortodônticos?

O fato de você ter algo grudado nos dentes já torna mais provável que tenha restos de comida na boca, além de um aumento de bactérias.

Portanto, ao usar este dispositivo, certifique-se de:

  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Usar fio dental;
  • Beber muita água;
  • Ter itens de higiene específicos para ortodontia.

Para saber mais sobre a maneira correta de escovar os dentes, converse com seu dentista. Vale lembrar que condições não higiênicas podem levar a doenças bucais, que por sua vez podem levar a sérias consequências.

Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?