Governo deve autorizar neste ano aumento da mistura do etanol na gasolina para 30%, o que pode reduzir preço do combustível

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve autorizar ainda neste ano o aumento da mistura do etanol na gasolina para 30%. Hoje, esse percentual é de 27,5%. Testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) divulgados nesta segunda-feira, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), comprovaram a viabilidade técnica do novo combustível.

Com a ampliação da mistura de etanol, a estimativa é de uma redução de até R$ 0,13 por litro da gasolina, impacto que também irá contribuir para o controle da inflação, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A transição da mistura de 27,5% para 30% deve evitar a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano, de acordo com o governo. Isso representará um aumento de 1,5 bilhão de litros na demanda por etanol e um investimento estimado em R$ 9 bilhões no setor.

A legislação permite ampliar o limite de etanol na gasolina para até 35%, desde que comprovada a viabilidade técnica. Os testes do IMT foram acompanhados por entidades do setor automotivo, como Anfavea, Sindipeças, Abraciclo e Abeifa.

Fonte: O Globo
Foto: Gabriel de Paiva
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.