Agronegócio Top Geral

Rio Verde será a capital de Goiás durante a Tecnoshow

Governador Ronaldo Caiado e seus secretariados cumprem agenda de reuniões e despachos durante a semana no Gabinete em Ação montado na Feira

Durante a abertura da 18ª edição da Tecnoshow Comigo nesta segunda-feira (8), em Rio Verde, o governador Ronaldo Caiado assinou o termo de instalação da sede da capital do Estado em Rio Verde. O ato se deu após aprovação da Lei nº 20.425/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, que torna Rio Verde a capital simbólica do Estado durante a semana de realização da Tecnoshow. “A criação desta Lei demonstra a grande importância que o governo do Estado dá para agricultura em Goiás, e a Comigo se sente honrada por fazer parte desse momento de valorização do nosso setor para economia goiana”, disse o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia.

De hoje até sexta-feira (12), o governador, os chefes de poderes e secretários vão despachar diretamente de Rio Verde. Essa força-tarefa do governo estadual marca o lançamento do “Gabinete em Ação – Onde tem Goiás, tem Governo do Estado”, que tem como objetivo concentrar as ações da gestão estadual em um determinado município.  “Vamos realizar audiências, fechar parcerias e promover atividades, demonstrando que o governo é parceiro e está presente. As portas, que já estavam abertas, agora estão mais próximas também”, comentou o governador Ronaldo Caiado sobre o programa Gabinete em Ação.

Durante a instalação do gabinete do Governo do Estado, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo de Goiás, Prefeitura de Rio Verde, Comigo e as Embaixadas da Argentina, Belarus, Bolívia, Guiana e Macedônia. Também estiveram presentes representantes da Coréia do Sul, El Salvador, Espanha, Hungria, Indonésia e Uruguai. A partir de 2020, será instalado um ambiente para rodadas de negócios internacionais durante a feira. Até lá, o Governo de Goiás planeja convidar outros países para aderir ao protocolo de intenções. Além de dar maior visibilidade à feira, a presença de comitivas internacionais pode contribuir com a tecnologia e inovação para o agronegócio. Os embaixadores visitaram ainda o estande da Comigo e foram recebidos pelo vice-presidente administrativo e financeiro, Dourivan Cruvinel de Souza.

Governo de Goiás em Rio Verde

Confira as principais ações previstas pelas secretarias do governo estadual durante da Tecnoshow:

– Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Secretário Antônio Carlos Neto cumprirá agenda nos dias 8 e 9 de abril. Superintendentes e gerentes participarão de reuniões de articulação e parceria nos cinco dias da feira. Estão programados encontros com produtores rurais, para levantar demandas do setor, e com representantes de entidades ligadas à agropecuária para apresentação da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Serão realizadas reuniões com a presidência e a diretoria da Comigo para falar de parcerias para a Tecnoshow Comigo 2020 e do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC), assim como com representantes do Banco do Brasil, com o intuito de abordar o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural).

– Secretaria de Governo (Segov) – Secretário Ernesto Roller atenderá na terça-feira (9/4), das 8h às 12h. Agenda com prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e demais prefeitos da região; representantes da Câmara Municipal e empresários locais.

– Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – Secretária Fátima Gavioli inaugura, na segunda-feira (8/4), a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Ismael Martins Vieira, em Rio Verde, e realiza reuniões com gestores da regional. Seduc Itinerante fará atendimentos dentro da estrutura da Tecnoshow.

– Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) – Secretário Edival Lourenço participa da abertura da Tecnoshow. Tem agendas com representantes da Cultura na administração municipal e com entidades e produtores culturais da região. Tratará sobre projetos do Governo de Goiás e parcerias com o setor cultural da região. Secretário será acompanhado por gerentes e superintendentes de algumas áreas.

– Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) – O secretário Rafael Rahif assinará na segunda-feira (8/4) termo de cessão de uso dos ginásios Heráclito Fernandes de Lima e Jerônimo Martins, além do estádio Mozart Veloso do Carmo, para a prefeitura de Rio Verde. Os espaços serão utilizados em projetos sociais de iniciação esportiva em futsal, vôlei, basquete e handebol. A previsão é que os projetos atendam 500 crianças e adolescentes.

– Detran – Presidente Marcos Roberto Silva acompanha agenda do governador na segunda-feira (8/4). Haverá ainda ações do programa educativo Detranzinho no decorrer da semana em escolas da cidade.

– Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) – Na segunda-feira (8/4), o presidente Robson Vieira participará da abertura da Tecnoshow e visita estandes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e da Universidade de Rio Verde (UniRV), instituições que têm projetos de pesquisa fomentados pela Fapeg. Também participa de encontro com pesquisadores do Polo Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) de Tecnologias Agroindustriais do IF Goiano. No fim do dia, visita a sede da UniRV, na cidade de Rio Verde.