Saiba mais sobre a negociação para a revitalização da Avenida Goiás

Saiba mais sobre a negociação para a revitalização da Avenida Goiás

4 de setembro de 2014 0 Por Redação Portal PaNoRaMa
Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, Amilton Martins Gonçalves, o ideal seria transformar a Avenida Goiás em um Shopping a céu aberto.

Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, Amilton Martins Gonçalves, o ideal seria transformar a Avenida Goiás em um Shopping a céu aberto.

Há algum tempo, está sendo feito um planejamento e estudo quanto à possibilidade de negociação para a revitalização da Avenida Goiás. O projeto envolve várias entidades e tem como objetivo melhorar a via exclusivamente para os consumidores e a população em geral.

Atualmente, Jataí ultrapassa 100 mil habitantes, e o comércio que era exclusivo de uma só via, se espalhou de forma que não mais permanece apenas e exclusivamente à Avenida Goiás, como funcionava antigamente. Hoje o comércio da cidade se desintegrou principalmente com a abertura do shopping e também pela expansão do número de lojas na Avenida Rio Verde.

A Avenida Goiás não é mais considerada a via de principal e melhor acesso da cidade e o motivo de tentar tal negociação para a revitalização da avenida, é que grande maioria da população já não sente mais a necessidade ou vontade de estar indo na avenida Goiás, pois tem acesso a tudo que precisam em outros locais, que além de serem mais favoráveis, possuem melhor facilidade de acesso.

Outros fatores são o congestionamento no trânsito e a dificuldade de encontrar alguma vaga para estacionar, o que faz com que as pessoas acabem desistindo de ir até o estabelecimento desejado. As calçadas também não estão de acordo, já que devido ao congestionamento de pessoas causado pelo pequeno espaço disponível, muitas vezes é necessário usar a rua para caminhar, o que causa ainda mais transtorno no trânsito.

Devido a tais fatores é necessário o consenso entre os empresários da Avenida e as próprias instituições que amparam estes empresários como, por exemplo, a CDL e a Associação Comercial, para que a Avenida Goiás se torne mais atrativa para os consumidores, ou seja, necessita com urgência de uma revitalização.

O Sebrae em parceria com a Secretaria dos comércios, com a CDL, a Associação Comercial, o IFG, o Corpo de Bombeiros, os Superintendes Municipais de Trânsito e a Secretaria de Turismo, estão se reunindo desde o ano passado com pesquisas e levantamento de dados para discutir quais os gargalos da Avenida Goiás e planejar o que pode ser feito para uma melhoria geral, quanto a poluição visual exagerada, fiação elétrica gasta, quantidade de placas e lixeiras exageradas em calçadas estreitas, atendimento ao consumidor, estacionamentos, capacitação aos funcionários, eventos, mídia, entre outros pontos a serem ajustados.

Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, Amilton Martins Gonçalves, o ideal seria transformar a Avenida Goiás em um Shopping a céu aberto, onde empresários não trabalhariam individualmente, mas como um todo através de interesses comuns trazendo atrações em conjunto em épocas comemorativas como, por exemplo, no natal, dia das mães, dia dos pais, entre outras.

De acordo com Amilton, para tais planos serem colocados em prática, é necessária a colaboração, presença, opinião e consenso dos empresários das lojas, já que o consenso dos mesmos é fundamental para a revitalização da Avenida e nada pode ser concluído sem a resposta dos mesmos. O Secretário alerta que os empresários não têm demonstrado interesse em relação ao projeto e que mais tarde isso pode acabar sendo prejudicial aos próprios proprietários, por que apesar de hoje não ser possível tomar nenhuma decisão de mudanças sem a concordância dos mesmos, amanhã o quadro pode mudar e suas lojas podem acabar sendo afetadas ou até mesmo fechadas.

Para que isso não aconteça é importante que os empresários, assim como as outras entidades, demonstrem interesse e atenção ao projeto, participando das reuniões para discutir o que pode ser feito para melhorar, negociando assim, a revitalização da Avenida.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa
Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa
Foto Capa: Amarildo Gonçalves