A musculação pode ser um aliado para minimizar os sintomas de ansiedade.

Encontrar um bom remédio para a ansiedade depende de inúmeros fatores. E os principais deles, sem dúvidas, dependem de diagnóstico e prescrição médica. Afinal, estamos falando de um transtorno mental sério e que exige os devidos cuidados.

No entanto, em determinados casos, algumas atitudes e atividades podem atenuar os sintomas de ansiedade e até mesmo solucionar quadros iniciais. E é aí que entram esportes como a musculação.

O sedentarismo completo pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde mental. É o que aponta Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life. De acordo com ela, a falta de atividades físicas na rotina podem afetar o metabolismo cerebral e aeróbico.

Benefícios da musculação para a saúde mental

“Aumenta temperatura corporal, provocando diversos efeitos fisiológicos da suade mental. Como o aumento da quantidade de sangue no cérebro, melhorando a vascularização e o aumento da oferta de oxigênio para os neurônios e mitocôndrias. Fundamentais para a produção de energia aeróbia e as percepções de bem-estar”, explica Angélica.

Além disso, veja abaixo alguns dos outros benefícios da musculação para a saúde mental. Fatores que a tornam uma espécie de remédio para a ansiedade e outros transtornos.

  • Neurogênese que aumenta as sinapses ativas e melhora a saúde mental e comportamental;
  • Maior atividade de neurotransmissores serotonina;
  • Maior plasticidade cerebral com aumento de ativação e impulso nervoso;
  • Maior circulação de sangue e oxigenação do cérebro;
  • Aumento da liberação de fatores de crescimento de BDNF-IGF1, que previnem a progressão de transtornos mentais;
  • Maior atividade de transmissão de impulso nervoso no cérebro.

Remédio para ansiedade

De acordo com o psiquiatra especialista em ansiedade, Dr. Flávio H. Nascimento, algumas medidas podem ajudar a reduzir o impacto da ansiedade. “O tratamento profissional é fundamental para cuidar corretamente da condição e evitar pioras. No entanto, existem alguns cuidados simples que podem ajudar bastante no controle da condição”, afirma.

“A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar, possibilitando um melhor controle da ansiedade”, finaliza o médico.

Por Bruno Bucis
Foto: Shutterstock
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE