Rapaz que passou em medicina antes de concluir ensino médio conta ‘segredo’, em Quirinópolis
Gabriel Penna, de 17 anos, é o aluno do 3º ano de Quirinópolis, que teve autorização da Justiça para se matricular no curso de Medicina, em Alfenas (MG), antes de concluir o ensino médio. Ele revela o segredo: “Aula e mais 4 ou 5 horas de estudos diários.” Mas hoje, o estudante comemora suas duas vitórias, ou seja, a do vestibular e a do Judiciário. Inclusive, ele justifica que decidiu entrar com a ação por saber da capacidade que tem, além da maturidade e dedicação aos estudos. “Abracei minha oportunidade para que eu pudesse poupar tempo que eu iria gastar no último semestre de ensino médio em um curso que sempre foi meu sonho.”
A decisão é do fim de julho. Gabriel reforça que foi preciso entrar na Justiça para garantir a vaga. “Por eu não ter concluído o terceiro ano, talvez perdesse essa oportunidade pelo prazo de matrícula ser curto”, esclarece. Inclusive, ele diz que teve todo o apoio da família, desde o resultado. “Quando recebi a mensagem de aprovação, fiquei sem reação. Logo, com muita alegria, fui contar para meus pais. Em seguida, quando escutaram a notícia, ficaram muito felizes e falaram que iriam me dar todo o apoio para eu ingressar no curso.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gabriel era aluno do Colégio Expansão, em Quirinópolis. Contudo, ele já se mudou para Minas Gerais. “Estudei a minha vida inteira e me deu a base e o suporte necessários para que eu pudesse prestar este vestibular com uma carga horário alta, além de 4 a 5 horas de estudos diários. Meu maior foco foi química. Foi onde me saí melhor.” Além de Alfenas, ele também tentou faculdades em Itumbiara, Uberaba (MG) e São Paulo (SP). A medicina sempre foi a única opção.
“Meu sonho desde criança. Por conta da minha família, com vários médicos, e sempre vi o amor pela profissão, além da vontade que sempre tive por esse trabalho.” No começo dos estudos, a mãe de Gabriel, Juliana, 43, ficará com ele em Minas. Ele deixa em Goiás o pai Gustavo Penna Oliveira e dois irmãos.
A expectativa do goiano é se tornar um profissional bem-sucedido e que goste do que faz. “Tenho certeza de que ouvirão falar muito de mim ainda.” O sucesso nessa primeira etapa, ele dedica a família, “principalmente pelo grande apoio, ao Colégio Expansão, onde fui alfabetizado e estudei os últimos anos do ensino médio, e a Universidade de Alfenas, que me acolheu com muito carinho”.
Decisão para Gabriel Penna
O juiz Filipe Luis Peruca autorizou Gabriel a iniciar o curso antes da conclusão do 3º ano do ensino médio. A decisão também determina ao estudante concluir essa etapa escolar em horário compatível. Conforme o advogado Henrique Rodrigues, a família optou por entrar com a ação na Justiça para garantir a vaga, uma vez que o prazo para realização da matrícula na graduação era improrrogável e o adolescente só vai finalizar os estudos regulares em dezembro. “Diante da iminência do fim do prazo para a efetivação da sua matrícula e de início das aulas, se justifica o parcial deferimento da liminar pleiteada.”
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: