Saúde e Bem Estar Top Destaque

Quer dormir bem? Saiba o que deve estar no seu prato na hora do jantar

Muitas pessoas pensam que só comer um lanchinho ou não comer é a melhor opção, mas isso é MITO!

Chega a hora de jantar e a disposição de fazer algo para comer está lá embaixo. Muitas vezes, acabamos só fazendo aquele lanchinho ou nem comendo algo. Mas isso é bem errado, segundo os nutricionistas.

Se você tem dormido mal ultimamente, saiba que isso pode estar ligado a sua alimentação antes de pegar no sono. Uma vez que tudo aquilo que você ingere antes de dormir influencia diretamente na qualidade do seu sono.

A exemplo, refeições muito calóricas e de má qualidade nutricional podem causar desconforto e insônia. Assim, o Portal Panorama separou algumas dicas importantes para o jantar:

1. Carnes brancas

A melhor fonte de proteína para o jantar são as carnes brancas. Isso porque são menos gordurosas, sendo digeridas mais facilmente pelo organismo, diminuindo o trabalho durante o sono.

Mas veja bem, não adianta comer carnes brancas com excesso de sal e óleo né migles? Daí o efeito é o contrário. Fuja de carnes vermelhas, gordurosas e fritas, pois são de mais difícil digestão.

2. Ovos

Se você não está afim de comer carne no jantar, ovos são a melhor opção. O ovo é rico em vitaminas A, D, E e B12 e é uma excelente fonte de proteína. A sua forma de preparo mais recomendável a noite é o omelete ou ovo cozido.

3. Grãos e cereais

Nessa hora do dia, os carboidratos de fácil digestão devem ser prioridade, para não te deixar com o corpo acelerado.

Aveia, quinoa, grão-de-bico, soja, ervilha são carboidratos de fácil digestão e apresentam índice glicêmico de baixo a moderado, ou seja, a sua glicose é lentamente absorvida pelo corpo, evitando um aumento repentino de energia.

Evite pães e massas, mas se não der, prefira as versões integrais ou low carb.

4. Legumes e verduras

Nutritivos, de fácil digestão e fonte de fibras, vegetais são o alimento coringa do jantar. Quanto mais natural a refeição, melhor. Evite óleos e frituras e prefira as versões cozidas.

5. Sopas caseiras

Quem falou que sopa não é janta? Sopas caseiras são a melhor forma de combinar os ingredientes acima. Mas atenção! Prefira as versões caseiras mesmo, com alimentos e temperos naturais que você já tem em casa.

6. Frutas

Além de saborosas, as frutas são ricas em vitaminas, especialmente dos complexos B e C, potássio, magnésio e cálcio.

Antes de dormir, prefira aquelas de baixo e médio índice glicêmico como abacaxi, manga, laranja, kiwi, pêssego, morango, maçã, pera, ameixa, cereja e melão. Algumas, como o kiwi e o morango, apresentam um benefício extra, pois ajudam na produção da melatonina, o hormônio do sono.

Porém, até mesmo nas frutas, é preciso moderação. Pois a ingestão em excesso faz com que o açúcar libere mais insulina, hormônio que atrapalha a produção de outros importantes para um sono tranquilo.

E aí? O que achou das dicas? Já começou a pensar no jantar de hoje?

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...