
Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
As queimadas na zona rural de Jataí vêm causando preocupação, mas as práticas ilegais de queimar lixo em áreas urbanas agravam ainda mais a situação. O Portal Panorama tem recebido inúmeras denúncias de moradores relatando casos de incêndios em quintais e terrenos baldios dentro da cidade. Essas queimadas não só pioram a qualidade do ar, já impactada pelas queimadas rurais, como também colocam a saúde pública em risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Queimar lixo na cidade é crime, e as multas para essa infração variam de R$ 600,00 a R$ 3.500,00, de acordo com a Lei nº 4306/2021. Além de ser uma prática perigosa, que pode causar incêndios de maiores proporções, as queimadas urbanas contribuem para a poluição visual e olfativa e aumentam os casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.
Mesmo com a preocupação em relação aos incêndios nas áreas rurais, que têm mobilizado esforços, a situação na cidade também exige atenção. A prefeitura de Jataí oferece coleta de lixo porta-a-porta e conta com quatro ecopontos para descarte correto, eliminando a necessidade de queimar resíduos. Apesar disso, muitos ainda insistem na prática ilegal, agravando a poluição local.
A população pode ajudar a combater essas infrações denunciando de forma anônima qualquer atividade ilícita relacionada a queimadas pelos números (64) 3632-4099 ou (64) 98438-3280.
Além de poluir o ambiente, queimar lixo pode sair caro. Faça sua parte para proteger a cidade e evitar multas pesadas. Denuncie e ajude a manter Jataí livre das queimadas urbanas.