Quando é importante emagrecer?

Saúde e Bem Estar

Frequentemente as pessoas buscam ideais e muitas vezes alcançar o peso ideal é um deles. Para muitos que se encontram acima do peso, é rotina procurar emagrecer. Entretanto, é importante estar atento ao momento certo para buscar perder peso.

tonolucro

É relevante que o peso esteja dentro dos padrões da estatura, já que quando uma pessoa fica acima do seu peso e se encontra sedentária, a vida corre vários riscos, isto por quê, tais fatores estão relacionados a doenças crônicas que causam a morte, principalmente por problemas cardíacos e câncer.

O peso compromete a saúde

Alterações metabólicas ocorrem quando há aumento de peso. Essas mudanças podem ocasionar diabetes, hipertensão arterial, distúrbios do sono, dentre outros comprometimentos.

Sentir bem-estar significa ter uma vida saudável. As pessoas que estão acima do peso sofrem severas consequências em decorrência de sua condição física.

Para contribuir com a sua saúde e ter mais qualidade de vida é importante manter o peso ideal de acordo com a estrutura. A obesidade e o sobrepeso são motivos fortes para prejudicar a saúde. Por isso, emagrecer sempre é recomendado quando alguém se encontra nessas circunstâncias.

Emagrecer pode melhorar a autoestima

Muitas pessoas aceitam com tranquilidade o fato de se encontrarem acima do peso. É salutar se sentir bem consigo mesmo. No entanto, vale ressaltar que cuidar do corpo e da saúde contribui para uma vida sadia. Há casos em que Perder Peso é necessário. Do contrário, a pessoa obesa ou com sobrepeso terá uma vida com incidências diversas de doenças crônicas e/ou problemas psicológicos.

Alguns homens e mulheres têm o verdadeiro pavor de se olharem no espelho. Entram em conflito com a sua aparência e podem desenvolver até depressão. Por conta da autoestima baixa, essas pessoas apresentam dificuldade severa para interagir. O desenvolvimento social fica prejudicado. A fim de buscar melhorar o aspecto psicológico, também é aconselhável emagrecer.

Apesar do aspecto estético não ser o real motivo para se considerar o emagrecimento, uma pessoa se sentirá mais feliz quando perder peso e o incomodo da gordura localizada acabar. Emagrecer ajuda quanto à aparência também. E isso reflete nas relações com outras pessoas.

A razão social para o emagrecimento

Do ponto de vista social, emagrecer também ajuda. Muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm dificuldades para participar de atividades sociais por não se sentirem bem e incluídas na convivência com outras pessoas.

Pessoas acima do peso podem ter limitações para fazer amizades também. A frequência para sair e divertir-se com alguns amigos pode ser mínima e incentivada por timidez ou não aceitação do diferente. Esse problema é maior do que o fator estético. Vai além do emagrecimento.

Se a pessoa que está com uns quilinhos a mais se incomodar e acreditar que pode melhorar a sua vida social com a redução de medidas, ela deve buscar participar do processo de emagrecimento de formas conscienciosa e saudável.

Nayara Borges
Foto: Arquivo Site PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.