A pandemia provocada pelo covid-19 trouxe mudanças significativas no dia-a-dia das pessoas no mundo todo. Apesar de ainda haverem pessoas que acreditam que há muito alarde sobre a situação, as autoridades de saúde e cientistas de todo o mundo tem sido veementes em afirmar que a situação é extremamente grave e requer cuidados para reduzir os níveis de contaminação da doença que já matou mais de 31 mil pessoas pelo mundo – considerados os casos em que foi notificada a causa dos óbitos.
Existem muitas controvérsias entre as pessoas sobre a temática. Pensando nisso o Portal Panorama realizou pesquisa com os internautas que acompanham seu perfil na rede social Instagram e identificou que a maioria dos internautas aprova as medidas tomadas pelo poder público até o momento.
Questionados sobre o medo que tem da doença causada pelo coronavírus, 76% dos participantes responderam que tem medo. Os internautas foram questionados ainda sobre o funcionamento do comércio e de estabelecimentos de alimentação. Para 65%, o fechamento do comércio é importante para o redução das contaminações e 90% acredita ser necessário fechar bares, restaurantes e não realizar festa e eventos sociais.
Os internautas responderam ainda sobre as precauções individuais. 96% dos participantes afirmaram estar tomando as medidas necessárias para evitar a infecção, o que inclui lavagem periódica das mãos, uso de álcool gel e isolamento social.
Ao ser perguntados sobre as ações dos poderes públicos em relação à contenção da pandemia, 88% dos internautas disseram apoiar as medidas tomadas em Goiás e em Jataí, 79% afirmaram concordar com a medidas adotadas pelo Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e 83% com as medidas tomadas por Vinícius Luz, Prefeito de Jataí. Já em relação ao posicionamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro – que afirma que há muito alarmismo em relação a pandemia – 32% afirmou concordar, enquanto 68% disse que não concorda.
Na enquete o Portal ainda questionou os internautas sobre sua concordância ou não com uma possível proibição de que todos saíssem às ruas. 59% afirmou que concorda com a proibição e 41% disse discordar.
Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br