
Foto: PRF/Divulgação
A PRF realizou um comando de fiscalização com foco na Lei de Descanso dos motoristas profissionais na última quinta-feira (17) na BR 452, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. De 106 veículos de carga verificados pelos policiais rodoviários federais, 13 precisaram ficar retidos para que os condutores descansassem por 11 horas antes de continuar a viagem.
A PRF fiscalizou a jornada de trabalho dos motoristas de caminhões e ônibus, averiguando os discos dos tacógrafos, equipamento do veículo que permite a comprovação do descanso ininterrupto por oito horas seguidas e mais três horas de descansos fracionados no período de 24 horas, conforme exige a legislação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um caso que chamou a atenção dos policiais foi o de um motorista idoso, de 66 anos, que nas últimas 24 horas descansou apenas 4h30 em quatro períodos distintos.
Estudos comprovam que a privação de sono produz efeitos no organismo semelhantes à embriaguez deixando o motorista com deficit de atenção e concentração, incorrendo ainda na probabilidade de ser vencido pelo cansaço e dormir com o veículo em movimento. Além disso, entre os veículos retidos por falta de descanso do condutor, dois deles apresentavam problemas nos freios.
Fonte: PRF
Foto Capa: PRF/Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br