Cidades Jataí Notícias PMJ Top Destaque

Prefeitura realiza testagem rápida para diagnóstico da Covid-19

Foto: Internet
Mais de 8 mil testes serão realizados na cidade...

A prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o procedimento de  testagem rápida para a Covid-19 no município. A ação, que tem caráter preventivo, busca identificar, com mais exatidão,  os focos de contágio e a circulação do vírus na cidade. Estão sendo disponibilizados um total de 8900 testes, sendo que a SMS adquiriu 7700 unidades e outros 1200 testes foram doados pela empresa Brasil Foods (BRF). 

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os  testes rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos.  Ainda segundo o órgão, é importante ressaltar que não é possível utilizar a  informação obtida via teste rápido isoladamente como diagnóstico, sendo recomendada a confirmação por ensaio molecular, onde é possível identificar a presença ou não do vírus na amostra testada. “ É importante salientar que o teste rápido não detecta especificamente o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido.”, afirma a Agência. 

Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele) e permite a elaboração de políticas públicas para contenção da pandemia. 

O cronograma de testagem teve início na última quarta-feira (08), e até o momento cerca de 192 pessoas já foram testadas, dentre elas, a equipe da Vigilância Epidemiológica, profissionais e moradores do Albergue São Vicente de Paula e servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Moisés Maia Firmo, do Setor Colmeia Park, e James Phillip Minel.

Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Estael Lima

Estael Lima - Graduada e mestre em História, com ênfase em cultura e poder. Amante da comunicação e de todas as artes. Tem experiência em gestão de comunicação, relações públicas e mídias digitais. Redatora, aspirante a cronista. Como disse Simone de Beauvoir, “Não se pode escrever nada com indiferença”.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Abrir conversa
Precisa de ajuda?